BRANQUINHA (AL) — Os beneficiários do Bolsa Família em Branquinha terão o pagamento de janeiro antecipado para o próximo dia 19. A medida é uma consequência direta do reconhecimento oficial do estado de emergência no município pelo Governo Federal, publicado no último dia 30 de dezembro.
Com a decisão, todas as famílias cadastradas na cidade recebem o benefício no primeiro dia do cronograma, independentemente do final do NIS.
O decreto de emergência foi motivado pelos graves processos de erosão, conhecidos como voçorocas, que avançam sobre o Conjunto Raimundo Nonato (Platô 2). O fenômeno geológico coloca em risco dezenas de residências e infraestruturas locais, o que levou o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional a formalizar a situação de desastre.
Veja também: Alagoas: veja quais cidades podem ter o Bolsa Família de janeiro antecipado
Como funciona a antecipação em Branquinha
Normalmente, o Bolsa Família é pago de forma escalonada ao longo dos últimos 10 dias úteis do mês. Em Branquinha, esse escalonamento está suspenso em janeiro. Isso significa que quem tem o NIS final 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ou 0 não precisará esperar suas datas específicas, podendo sacar o dinheiro junto com o NIS final 1, no dia 19 de janeiro.
Além da antecipação, famílias que eventualmente perderam documentos ou o cartão magnético devido aos riscos na área de erosão podem procurar a gestão municipal. A prefeitura está autorizada a emitir uma Declaração Especial de Pagamento para que o saque seja realizado em agências da Caixa Econômica Federal apenas com a apresentação de um documento oficial com foto ou identificação autorizada.
A medida de unificação do pagamento costuma ser válida por dois meses, garantindo fôlego financeiro para as famílias atingidas por situações adversas. A prefeitura de Branquinha agora trabalha na elaboração de planos de trabalho para acessar recursos federais destinados a obras de contenção na área afetada.
Resumo para o beneficiário de Branquinha
- Data do Pagamento Unificado: 19 de janeiro de 2026.
- Quem recebe: Todos os beneficiários do município (NIS 1 ao 0).
- Motivo: Estado de emergência devido à erosão no Platô 2.
- Onde sacar: Agências da Caixa, lotéricas ou pelo app Caixa Tem.
Erros? Sugestões? Fale com a redação: contato@br104.com.br
