A obra Calunga, do poeta e romancista palmarino Jorge de Lima, terá uma adaptação cinematográfica com patrocínio oficial do Governo de Alagoas. O contrato de apoio financeiro foi assinado na sexta-feira (28) e utiliza recursos do Gabinete Civil do Estado.
O livro tem forte ligação com União dos Palmares, uma vez que Jorge de Lima nasceu no município em 1893. Apesar de ter se mudado da cidade ainda adolescente, e também de Alagoas, ele retornou para o Estado na fase adulta, onde atuou como médico, Deputado Estadual e Diretor-Geral da Instrução Pública e Saúde em Alagoas.
O livro Calunga, publicado em 1935, aborda temas sociais através de personagens como Lula Bernardo e Totô de Canindé.
Segundo a sinopse, Lula Bernardo regressa ao interior de Alagoas na intenção de reencontrar sua família e determinado a trazer a modernidade para a sua terra natal, com base em tudo o que leu e viu na cidade grande, tendo o objetivo de salvar os habitantes da ilha de Santa Luzia de uma vida miserável e de doenças. No entanto, suas ideias terão que encarar o coronel Totô de Canindé, personagem que representa tudo o que ele quer combater.
A produção do filme será executada pela C F Rodrigues Produções Artísticas e Audiovisuais. A empresa é sediada no Rio de Janeiro, e Claufe Ferreira Rodrigues dirige e assina o roteiro do filme.
No prefácio do livro Calunga, Rodrigues afirma que o poeta “sempre teve esse olhar solidário e piedoso em relação aos oprimidos.”
Erros? Sugestões? Fale com a redação: contato@br104.com.br.
