UNIÃO DOS PALMARES (AL) — O II Encontro do Movimento Negro Unificado (MNU) Nordeste acontece na Serra da Barriga, em União dos Palmares, desde esta sexta-feira (28). O evento, que finaliza a programação dedicada ao Dia da Consciência Negra, reúne militantes, lideranças e representações de todos os estados do Nordeste em três dias de atividades.
O MNU foi fundado em 1978, em evento nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo em plena ditadura militar, e é apontado como o movimento negro mais antigo em atividade no país.
O evento, que termina neste domingo (3), tem como tema central “O Brasil Nasceu no Nordeste”. A programação inclui debates, mesas de formação, momentos culturais e visita ao local histórico. A articulação do encontro é organizada pelas coordenações estaduais e militância da entidade no Nordeste.
O lema do MNU, “Desde 1978, na luta contra o racismo e pela vida”, guia as atividades do evento. A Serra da Barriga foi o local escolhido por ser o território relacionado à luta de Zumbi, Dandara e outras pessoas que resistiram à escravidão.
O II Encontro é realizado com apoio da Prefeitura de União dos Palmares, da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Erros? Sugestões? Fale com a redação: contato@br104.com.br.
