Alagoas

Emater e Fapeal abrem 50 vagas de bolsas para atuação no desenvolvimento rural em Alagoas

A medida busca ampliar o alcance das ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e da extensão rural no estado.

Atualizado 5 meses atrás
Profissional da Emater em atividade de extensão rural em Alagoas | @ Ascom Emater
Profissional da Emater em atividade de extensão rural em Alagoas | @ Ascom Emater

O Instituto para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), divulgou nessa segunda-feira (1º) um edital que abre 50 vagas destinadas a bolsas de Extensão Tecnológica, Técnica e de Apoio à Pesquisa. A medida busca ampliar o alcance das ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e da extensão rural no estado.

De acordo com o documento, que está disponível no site da Emater, os interessados têm até o dia 14 de setembro para realizar a inscrição. As oportunidades são voltadas para diferentes perfis de formação e experiência profissional, com atuação prevista em diversas regiões do estado, como Metropolitana (Maceió), Agreste I, Agreste II, Alto Sertão, Médio Sertão, Baixo São Francisco e Grande Mata Alagoana. A carga horária será de 30 horas semanais, conforme especificações do edital.

O processo seletivo contempla três níveis de atuação. O primeiro, voltado à Coordenação, é destinado a profissionais de nível superior em Engenharia Agronômica ou Zootecnia, com experiência em gestão de projetos voltados à pesquisa, inovação e inclusão social e produtiva.

O segundo perfil é o de Técnico Nível Superior, que exige graduação em áreas como Agroecologia, Engenharia Agronômica, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária, Zootecnia ou Serviço Social.

Já o terceiro perfil atende a profissionais com formação técnica de nível médio, nas áreas de Agropecuária ou Agroecologia.

Os selecionados deverão apoiar e executar programas e projetos relacionados à assistência técnica e à extensão rural, em alinhamento com a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) e o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PRONATER).

As bolsas terão validade inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período, conforme estabelecido no Plano de Trabalho e no Termo de Convênio de Cooperação Técnica-Financeira firmado entre a Fapeal e a Emater.

O diretor-presidente da Emater, Kil Freitas, destacou a relevância da iniciativa tanto para o fortalecimento da agricultura familiar quanto para a valorização profissional:

“O trabalho de assistência técnica que realizamos através dos profissionais da Emater beneficiam diretamente o agricultor familiar do nosso estado e faz com que ele possa se desenvolver, otimizar seus produtos e, consequentemente, gerar aumento de sua renda. Essa iniciativa reforça o compromisso do governador Paulo Dantas com esse público e reconhece sua importância para o nosso estado, além de gerar oportunidade de trabalho para os profissionais”.

Papel da Emater em Alagoas

A Emater é referência em assistência técnica e extensão rural. Criada pela Lei nº 7.291, a autarquia está vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e atualmente conta com 70 técnicos que prestam atendimento em diferentes regiões, incluindo Metropolitana, Alto Sertão, Médio Sertão, Grande Mata Alagoana, Baixo São Francisco, Agreste I e Agreste II.

Com mais de 65 termos de cooperação ativos com municípios alagoanos, a entidade vem ampliando sua atuação para garantir maior alcance às famílias do campo. As novas bolsas são vistas como um reforço estratégico, permitindo ampliar os atendimentos nos estabelecimentos rurais.

O governador Paulo Dantas anunciou a abertura das vagas por meio das redes sociais, reforçando o compromisso da atual gestão com o fortalecimento do setor rural e o incentivo à pesquisa aplicada ao desenvolvimento sustentável no estado.

*Com Agência Alagoas