A Prefeitura de Santana do Mundaú, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem reforçado seu compromisso com a valorização da juventude e o fortalecimento comunitário. Dentro das ações desenvolvidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), foi implantada uma iniciativa que alia esporte, cultura e cidadania: aulas de capoeira para os jovens atendidos pelo programa.
A capoeira, reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Brasil pela Unesco, é uma prática que vai além da atividade física. Em Santana do Mundaú, a sua introdução como política de inclusão social busca ampliar horizontes e fortalecer vínculos entre os participantes. Além do desenvolvimento corporal, os jovens são estimulados a aprender valores como respeito, disciplina, coletividade e preservação das tradições populares.
Para garantir que a atividade seja realizada com qualidade, a Secretaria de Assistência Social disponibilizou fardamentos e os instrumentos característicos da capoeira, como berimbaus, atabaques e pandeiros. O investimento contribui para que as aulas tenham não apenas o aspecto técnico da prática esportiva, mas também a vivência cultural completa que envolve música, canto e expressão corporal.
A secretária de Assistência Social, Katherine Farias, destacou que a iniciativa tem recebido grande adesão da juventude local.
“Com fardamentos e os devidos instrumentos, estamos incentivando essa prática esportiva e cultural, que contribui para a formação social dos nossos jovens. Assim como o ballet, atletismo e outras atividades que proporcionamos na gestão do prefeito André Castro, a capoeira é uma ferramenta poderosa de inclusão e fortalecimento de vínculos. Eles tão super interessados e motivados”, afirmou Farias.
O projeto integra um conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas pela gestão municipal com foco no público infantojuvenil. Além da capoeira, os jovens de Santana do Mundaú têm acesso a outras modalidades esportivas e culturais, como balé e atletismo, atividades que reforçam o compromisso do município em oferecer oportunidades de lazer, aprendizado e desenvolvimento integral.
