Alagoas

Matrículas para aprovados no programa CNH do Trabalhador começam nesta quarta-feira em AL

O procedimento deve ser feito exclusivamente pelo site oficial do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL).

CNH do trabalhador - @Reprodução
CNH do trabalhador - @Reprodução

A partir desta quarta-feira (13), os candidatos aprovados no programa CNH do Trabalhador devem realizar a matrícula para garantir a participação na iniciativa que oferece formação completa e gratuita para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (motocicleta) ou B (automóvel). O procedimento deve ser feito exclusivamente pelo site oficial do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), por meio do endereço www.detran.al.gov.br.

O resultado com a lista de contemplados foi divulgado no último dia 4 de agosto e está disponível tanto no portal do Detran/AL quanto no Diário Oficial do Estado. Esta edição do programa disponibilizou 3.505 vagas, distribuídas proporcionalmente entre os 102 municípios alagoanos, de acordo com critérios populacionais e necessidades locais.

Em cidades como União dos Palmares, por exemplo, foram oferecidas 48 vagas, sendo 36 destinadas à categoria A e 12 para a categoria B. O mesmo modelo de divisão proporcional foi aplicado para todo o estado, garantindo que regiões com maior demanda recebessem mais oportunidades.

Criado como uma política pública pioneira no estado, o CNH do Trabalhador tem como principal objetivo promover a inclusão social e econômica da população de baixa renda, ampliando a mobilidade, fortalecendo a empregabilidade e contribuindo para a dignidade dos beneficiados.

A participação é exclusiva para cidadãos cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico), que reúne famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Todo o processo – desde as taxas administrativas cobradas pelo Detran até os exames médico e psicológico, além das aulas teóricas e práticas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) – será integralmente custeado pelo Governo do Estado.

Após a matrícula online, os selecionados deverão acompanhar as orientações do Detran/AL sobre os prazos para a realização dos exames e o início das aulas nos CFCs credenciados. A expectativa do governo é que, com a conclusão da formação, milhares de novos motoristas tenham condições de ingressar no mercado de trabalho.