Alagoas

Detran de Alagoas divulga resultado do programa CNH do Trabalhador

A relação dos selecionados está disponível tanto no site do Detran/AL quanto no Diário Oficial do Estado.

Atualizado 6 meses atrás
CNH do trabalhador - @Reprodução
CNH do trabalhador - @Reprodução

O Governo de Alagoas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), divulgou, nesta segunda-feira (4), a aguardada lista de aprovados no programa CNH do Trabalhador, uma iniciativa pioneira que garante a formação completa e gratuita para quem deseja conquistar a habilitação nas categorias A (motocicleta) ou B (automóvel).

A relação dos selecionados está disponível tanto no site do Detran/AL quanto no Diário Oficial do Estado. O programa é voltado exclusivamente para cidadãos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e oferece, nesta edição, um total de 3.505 vagas, que foram distribuídas proporcionalmente entre os 102 municípios de Alagoas, respeitando critérios populacionais e demandas locais. Em União dos Palmares, por exemplo, foram disponibilizadas 48 vagas: 36 para a categoria A e 12 para a categoria B.

O CNH do Trabalhador tem como principal objetivo incluir social e economicamente a população de baixa renda, promovendo mobilidade, empregabilidade e dignidade. Todo o processo será 100% custeado pelo Governo do Estado – desde as taxas administrativas cobradas pelo Detran até os exames médico e psicológico, além das aulas teóricas e práticas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Para participar, o candidato precisa nunca ter tido CNH e não estar em processo de habilitação ativo. Ou seja, pessoas que já iniciaram, interromperam ou concluíram qualquer etapa de habilitação não se enquadram nos critérios desta seleção.

A seleção foi feita por ordem cronológica de inscrição, respeitando o limite de vagas por cidade. Em caso de empate entre candidatos, os critérios de desempate definidos foram: A data mais antiga de inscrição no CadÚnico de Alagoas; e a maior idade do candidato.

Os aprovados deverão ficar atentos aos prazos que serão informados na convocação oficial. Cada candidato convocado terá uma data específica para dar entrada no processo de habilitação. É fundamental seguir rigorosamente essas instruções, pois o não cumprimento dos prazos pode acarretar a perda da vaga e a exclusão automática do programa.

O acompanhamento deve ser feito diariamente, tanto no portal do Detran quanto no Diário Oficial. Os documentos exigidos e os locais de atendimento também serão informados no ato da convocação.