O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo de chuvas para a capital Maceió e mais 33 municípios do estado de Alagoas, válido até as 10h desta segunda-feira (4).
O aviso de cor laranja, que representa um dos maiores níveis de perigo dentro da escala de alertas do instituto, prevê chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou até 50 a 100 mm/dia, com alto risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.
Veja os municípios citados no alerta laranja:
- Atalaia
- Barra de Santo Antônio
- Barra de São Miguel
- Boca da Mata
- Campo Alegre
- Coqueiro Seco
- Coruripe
- Feliz Deserto
- Flexeiras
- Igreja Nova
- Jacuípe
- Japaratinga
- Jequiá da Praia
- Joaquim Gomes
- Maceió
- Maragogi
- Marechal Deodoro
- Matriz de Camaragibe
- Messias
- Paripueira
- Passo de Camaragibe
- Penedo
- Piaçabuçu
- Pilar
- Porto Calvo
- Porto de Pedras
- Rio Largo
- Roteiro
- Santa Luzia do Norte
- São Luís do Quitunde
- São Miguel dos Campos
- São Miguel dos Milagres
- Satuba
- Teotônio Vilela
Com base no aviso meteorológico, o Inmet reforça uma série de recomendações de segurança para os moradores das regiões afetadas: Evitar se abrigar sob árvores em caso de rajadas de vento, pois há risco de quedas e descargas elétricas; Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem ser derrubadas pela força do vento; Evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período de instabilidade climática, como forma de prevenir acidentes elétricos; Evitar deslocamentos desnecessários, principalmente em áreas de risco de alagamento ou deslizamento.
Em situações de emergência, a população deve entrar em contato com os serviços de atendimento: Defesa Civil: 199; e Corpo de Bombeiros: 193.
Chuvas em agosto
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) alertaram que o estado enfrentaria um período de chuvas intensas entre os dias 2 e 4 de agosto. Esses alertas indicaram risco elevado de alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentos de rios em várias regiões, sobretudo no litoral sul, na região metropolitana de Maceió, na Zona da Mata e no Baixo São Francisco
