Alagoas

Prazo para inscrição na CNH do Trabalhador termina no dia 7 de julho

O prazo foi antecipado após o número de inscrições ultrapassar 80 mil em menos de três dias.

Atualizado 8 meses atrás
CNH do trabalhador - @Reprodução
CNH do trabalhador - @Reprodução

Interessados têm até as 14h do próximo domingo (7) para garantir participação na primeira edição do programa CNH do Trabalhador, iniciativa do Governo de Alagoas que vai beneficiar 3.505 pessoas com a emissão gratuita da primeira habilitação nas categorias A ou B. O prazo foi antecipado após o número de inscrições ultrapassar 80 mil em menos de três dias.

O programa é voltado exclusivamente a alagoanos cadastrados no CadÚnico até 31 de dezembro de 2024. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos, ensino fundamental completo, CPF, documento oficial com foto e comprovar residência no estado. As inscrições devem ser feitas apenas pelo site do Detran/AL: www.detran.al.gov.br/habilitacao/cnh-trabalhador.

As 3.505 vagas disponíveis foram distribuídas entre os 102 municípios alagoanos e fazem parte de um investimento de mais de R$ 3 milhões. Todo o processo, da inscrição até a emissão da CNH, é gratuito. Isso inclui exames médico e psicológico, aulas teóricas e práticas em autoescolas credenciadas (CFCs), além das provas de legislação e direção.

A seleção dos candidatos será feita com base nos critérios estabelecidos pelo Decreto Estadual nº 102.831 e pela Portaria nº 1.206/2025 do Detran/AL e seguirá a ordem cronológica de inscrição, respeitando o número de vagas disponíveis por município.

Após o encerramento das inscrições, o Detran divulgará a lista dos selecionados. Em caso de empate entre os inscritos, serão considerados como critérios de desempate a data mais antiga de inscrição no CadÚnico-AL e a maior idade do candidato. Os aprovados deverão abrir o processo de primeira habilitação. A partir disso, seguirão para os exames médico e psicológico, farão o curso teórico e realizarão as demais etapas em um Centro de Formação de Condutores indicado pelo órgão.

Todo o processo deve ser concluído em até 12 meses. Caso haja faltas ou reprovações nas etapas, os custos adicionais serão de responsabilidade do candidato.

Mais informações podem ser encontradas no site do Detran Alagoas ou no perfil oficial @detranalagoas no Instagram.

*Com Agência Alagoas