Estão abertas, até o dia 31 de julho de 2025, as inscrições para o programa CNH do Trabalhador, criado pelo Governo de Alagoas em parceria com o Detran/AL. O programa oferece gratuitamente a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (motocicleta) ou B (automóvel).
Ao todo, serão disponibilizadas 3.505 vagas para cidadãos inscritos no CadÚnico de Alagoas, com prioridade para quem deseja usar a CNH como ferramenta de trabalho. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Detran Alagoas:
A seleção será feita com base nos critérios do Decreto Estadual nº 102.831 e da Portaria Detran nº 1.206/2025. A lista de aprovados será divulgada em agosto, no site do Detran e no Diário Oficial do Estado.
Quem pode se inscrever e como funciona o processo
Para participar da CNH do Trabalhador, é necessário:
- Ter mais de 18 anos;
- Estar inscrito no CadÚnico Alagoas até 31/12/2024;
- Ter ensino fundamental completo;
- Possuir CPF e documento com foto;
- Residir em algum dos 102 municípios de Alagoas;
- Não ter CNH e não estar em processo de habilitação.
A inscrição não garante vaga automática. Após o encerramento do período, o Detran fará a seleção dos candidatos, considerando a ordem cronológica de inscrição, a data de cadastro no CadÚnico e a maior idade em caso de empate.
Os candidatos selecionados serão divididos em dois grupos:
- Grupo 1: poderá abrir o processo de habilitação entre 08/08 e 06/11
- Grupo 2: poderá abrir entre 08/09 e 07/12
Após a abertura do processo, o candidato passará pelos seguintes passos:
- Exames médico e psicológico nas clínicas indicadas pelo Detran;
- Início das aulas teóricas no Centro de Formação de Condutores (CFC);
- Realização da prova teórica e, se aprovado, aulas práticas;
- Prova prática de direção veicular para concluir o processo.
Todo o processo deve ser finalizado em até 12 meses. Caso o candidato falte ou reprove nos exames, os custos de nova tentativa ficam por sua conta.
O que o programa cobre
O programa custeará 100% das despesas com:
- Taxas do Detran;
- Exames médico e psicológico;
- Aulas teóricas e práticas nos CFCs (autoescolas credenciadas).
O diretor-presidente do Detran/AL, Marco Fireman, afirma que o programa vai “proporcionar mais liberdade, oportunidades de trabalho e geração de renda para quem não podia arcar com os custos da primeira habilitação”.
Para mais informações:
Instagram oficial: @detranalagoas



