Após três dias de articulações políticas em Brasília, os vereadores de União dos Palmares retornaram ao município nesta quarta-feira (22), encerrando uma agenda intensa ao lado do prefeito Júnior Menezes. A comitiva participou de reuniões estratégicas com deputados federais e senadores alagoanos, com o objetivo de buscar investimentos federais e destravar recursos essenciais para a cidade.
A viagem ocorreu durante a Marcha em Defesa dos Municípios, evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que reúne gestores e parlamentares de todo o Brasil em busca de soluções para os desafios enfrentados pelas administrações locais.
Durante a estadia na capital federal, os parlamentares visitaram gabinetes de deputados federais, entre eles Rafael Brito (MDB) e Luciano Amaral (PSD), aos quais apresentaram uma pauta de solicitações voltadas principalmente à área da saúde, educação, assistência social e infraestrutura urbana.
Um dos principais pleitos levados pelos vereadores foi a implantação de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) em União dos Palmares, com o objetivo de atender toda a Zona da Mata alagoana. Atualmente, a região não conta com uma unidade do IML, e os corpos precisam ser encaminhados para outras cidades, gerando sofrimento adicional às famílias e sobrecarga nos serviços.
Os parlamentares também pediram o desbloqueio de emendas parlamentares travadas pelo governo federal e defenderam a compensação da queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que tem impactado diretamente o orçamento da cidade nos primeiros meses de 2025.
Em vídeo publicado em conjunto pelos vereadores Manoel Messias e Gustavo Pedrosa, eles destacaram a importância da união da bancada municipal para garantir avanços concretos:
“Viemos juntos em caravana, reforçando os pedidos do prefeito Júnior em busca de recursos para saúde, educação e o social. Retornamos com boas notícias para nossa gente”, afirmaram.
Já o presidente da Câmara, Dé Mototáxi, agradeceu ao prefeito Júnior Menezes e aos vereadores pela parceria e reforçou que o grupo volta para casa com o sentimento de dever cumprido:
“Ainda há muito a ser feito, mas demos passos importantes rumo a um futuro melhor para a nossa cidade.” disse.
A viagem também ocorreu em um momento de queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que tem comprometido o orçamento municipal. Os vereadores cobraram desbloqueio de recursos federais, principalmente os que mantêm serviços essenciais funcionando.
