Policial

Operação Sossego do 2º Batalhão combate escapes roncadores em cidades da Zona da Mata de Alagoas

Durante as abordagens, os policiais realizam revistas nos condutores e passageiros, além de verificarem a situação dos veículos para identificar possíveis queixas de roubo ou adulteração.

Atualizado 1 ano atrás
Operação Sossego, Zona da Mata de Alagoas | Cortesia
Operação Sossego, Zona da Mata de Alagoas | Cortesia

União dos Palmares (AL) – Sob o comando do Major PM QOC Glauber, o 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) intensificou neste sábado (18) a Operação Sossego, com o objetivo de retirar de circulação motocicletas com escapes adulterados, conhecidos popularmente como “roncadores”. O barulho provocado por esse tipo de equipamento tem sido alvo de queixas da população em diversas cidades da região.

A operação abrange os municípios sob a jurisdição do batalhão: União dos Palmares, Branquinha, São José da Laje, Ibateguara, Santana do Mundaú e Murici. Em uma ação integrada entre as guarnições locais, blitz relâmpagos foram realizadas em pontos estratégicos para fiscalizar veículos e inibir práticas que perturbem a ordem pública.

Na ação deste sábado, realizada nas cidades de Murici, Ibateguara e São José da Laje, foram apreendidos 10 escapamentos roncadores, sendo oito em Murici e dois em Ibateguara. Nenhuma irregularidade foi registrada em São José da Laje, que, segundo a polícia, apresentou um resultado exemplar.

“Fico triste em ver cidadãos de bem tendo que ser multados, chamados à atenção e prejudicados financeiramente por insistirem no uso de um objeto que tanto atormenta a paz e o sossego das pessoas”, declarou o sargento responsável pelas guarnições Alphas 1 e 2 do CISP de São José da Laje.

Durante as abordagens, os policiais realizam revistas nos condutores e passageiros, além de verificarem a situação dos veículos para identificar possíveis queixas de roubo ou adulteração. Quando escapamentos roncadores são encontrados, o condutor é obrigado a substituir o equipamento imediatamente. Dependendo da gravidade, são aplicadas multas, lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) ou, em casos extremos, realizados flagrantes.

A Operação Sossego, que não tem prazo para ser encerrada, também conta com o apoio do Centro de Policiamento Regional Norte da Zona da Mata (CPRN-ZM), atualmente sediado no antigo prédio do 2º BPM, em União dos Palmares.