Brasil

Após morte de Gabriel Diniz, Aeroclube de Alagoas tem operações suspensas pela Anac

A aeronave estava registrada na categoria Instrução e não poderia prestar serviço fora da sua finalidade, incluindo o transporte remunerado de pessoas

Publicado: | Atualizado em 28/05/2019 07:58


A aeronave estava registrada na categoria Instrução e não poderia prestar serviço fora da sua finalidade, incluindo o transporte remunerado de pessoas — © Aeroclube de Alagoas
A aeronave estava registrada na categoria Instrução e não poderia prestar serviço fora da sua finalidade, incluindo o transporte remunerado de pessoas — © Aeroclube de Alagoas

Alagoas — A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou, nessa segunda-feira (28), que suspendeu cautelarmente as operações do Aeroclube de Alagoas e interditou as 9 aeronaves pertencentes à empresa devido ao acidente desta segunda-feira (27), em Sergipe.

Segundo a Anac, o avião monomotor, modelo PA-28-180 e prefixo PT-KLO, fabricado em 1974, estava registrado na categoria Instrução e não poderia prestar serviço fora da sua finalidade, incluindo o transporte remunerado de pessoas.

A Agência informou ainda que abriu um processo administrativo para apurar possíveis irregularidades em relação à operação da aeronave acidentada. Essa apuração verificará em quais condições estava sendo feito o transporte de passageiro em aeronave de Instrução, categoria destinada a voos de treinamento.

Após a conclusão da investigação ou mesmo durante o andamento do processo administrativo instaurado, os responsáveis poderão ser multados e ter licenças e certificados cassados. Além da aplicação de sanções administrativas, a ANAC pode encaminhar denúncia ao Ministério Público e à Polícia para que sejam tomadas medidas no âmbito criminal.

Relembre:

+ Jatinho com cantor Gabriel Diniz cai em Sergipe

+ Confirmada morte de Gabriel Diniz em acidente aéreo

+ Imagens mostram corpo que seria do cantor Gabriel Diniz

Situação da Aeronave

Segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave de marcas PT-KLO estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido até fevereiro de 2023 e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia até março de 2020. Esse modelo é um monomotor com capacidade máxima de 3 passageiros mais a tripulação, totalizando 4 assentos. O avião pertencia ao Aeroclube de Alagoas e estava registrado na categoria Instrução. Essa categoria possui a finalidade de treinamento para a emissão de licenças de piloto.

Tripulação e passageiros

Conforme informações fornecidas pelo Aeroclube de Alagoas, estavam a bordo o piloto comercial Abraão Farias e o piloto privado Linaldo Xavier, ambos com licenças válidas para o modelo de aeronave acidentado. Segundo a assessoria de imprensa do cantor Gabriel Diniz, ele também estaria a bordo da aeronave.

Investigações

As investigações sobre as causas do acidente estão sendo conduzidas pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), de Pernambuco (PE), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), do Comando da Aeronáutica.

Em nota, a ANAC se solidarizou com os familiares das vítimas do acidente e afirma está colaborando com as investigações que estão em curso. O Aeroclube de Alagoas informou “que já está à disposição dos órgãos fiscalizadores para auxiliar no que for necessário”.

Leia as notas da Anac e do Aeroclube de Alagoas, respectivamente, abaixo:

ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa que, segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o avião acidentado nesta segunda-feira, 27, em Sergipe, estava em situação regular, com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido até fevereiro de 2023 e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia até março de 2020.

O avião, de matrícula PT-KLO, da fabricante Piper Aircraft, era de propriedade do Aeroclube de Alagoas. Esse modelo é um monomotor com capacidade máxima de 3 passageiros mais a tripulação, totalizando 4 assentos.

As investigações sobre as causas do acidente serão conduzidas pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), de Pernambuco (PE), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), do Comando da Aeronáutica.

Aeroclube de Alagoas

O Aeroclube de Alagoas, em nome de sua diretoria, em virtude do trágico acidente com sua aeronave Cherokee (PA 28) de prefixo PT-KLO, ocorrido hoje na data 27/05/2019, aproximadamente às 12h, vem a público prestar solidariedade às famílias dos ocupantes e informar que já está à disposição dos órgãos fiscalizadores para auxiliar no que for necessário.

Maceió, 27 de maio de 2019.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Alagoano resgatado - @Reprodução
Brasil
Palmarino é resgatado por bombeiros alagoanos no Rio Grande do Sul

Em um vídeo emocionante publicado nas redes sociais da corporação, é possível ver a emoção de Adeilton momentos após ser salvo.


Enchente no Rio Grande do Sul | @ Reuters/Diego Vara
Brasil
Tragédia no RS já deixa 154 mortos e mais de 600 mil desalojados

De acordo com a Defesa Civil, o Estado contabiliza 540.192 desalojados e 78.165 em abrigos.


Jair Bolsonaro internado- @Reprodução
Brasil
Jair Bolsonaro recebe alta após 12 dias de internação por infecção de pele

Além da erisipela, Bolsonaro também foi internado com desconforto abdominal.


Enchente no RS | @ Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
Brasil
Número de mortos no Rio Grande do Sul sobe para 151

Ainda de acordo com o boletim, o Estado contabiliza 615,3 mil cidadãos desalojados.


Crime aconteceu em Santana do Ipanema em 1992 | @ Reprodução
Brasil
Idoso que matou homem há 32 anos em AL é preso na Bahia

Idoso cometeu o crime por acreditar que a vítima teria envenenado os cães dele.