Alagoas

Tarifa de energia elétrica terá redução de 2,27% em Alagoas, diz Aneel

A distribuidora alagoana é a primeira do país a aplicar reajuste negativo em 2019, que terá um impacto negativo para o consumidor

Publicado:


A distribuidora alagoana é a primeira do país a aplicar reajuste negativo em 2019, que terá um impacto negativo para o consumidor (Crédito: Edilson Omena)
A distribuidora alagoana é a primeira do país a aplicar reajuste negativo em 2019, que terá um impacto negativo para o consumidor (Crédito: Edilson Omena)

Alagoas – A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (30), a redução de 2,7% nas tarifas da Eletrobras Alagoas. Os novos índices entram em vigor no dia 3 de maio deste ano. A distribuidora alagoana é a primeira do país a aplicar reajuste negativo em 2019, que terá um impacto negativo para o consumidor.

A distribuidora atende 1,1 milhão de unidades consumidoras em 102 municípios do estado. A empresa teve o controle assumido pela Equatorial em março deste ano. Ao aprovar o pagamento antecipado de valores pendentes do empréstimo, a Aneel afirmou que o movimento aliviaria os reajustes tarifários deste ano em 4,9 por cento, em média.

O reajuste, que é o primeiro aprovado pela Aneel em 2019 a ter efeito negativo sobre as tarifas, foi influenciado entre outros fatores pela privatização da companhia, que foi vendida pela Eletrobras em leilão em dezembro e arrematada pelo grupo Equatorial Energia.

+ Bandeira amarela: Energia elétrica deverá ficar mais cara em maio

Além da privatização, as tarifas da Ceal foram aliviadas ainda pela quitação antecipada pela Aneel de empréstimos tomados entre 2014 e 2015 junto a bancos para segurar reajustes tarifários naqueles anos, cujo custo foi repassado às tarifas desde então.

A licitação da elétrica não chegou a ser alvo de disputa, mas as regras do leilão já contemplavam a redução de parte de flexibilizações adotadas para o cálculo das tarifas da distribuidora antes da venda, o que poderia ter levado a uma redução ainda maior de custos caso tivesse havido competição.

*com assessoria

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Lessa assume interinamente o governo de Alagoas, em cargo transmitido pelo presidente do TJ, Fernando Tourinho | @ Thiago Sampaio
Alagoas
Ronaldo Lessa assume interinamente governo de Alagoas

Na cerimônia de transmissão do cargo, o presidente do Tribunal de Justiça e o vice-governador destacam importância da harmonia entre os Poderes


Operação Maligno - @Reprodução
Alagoas
Operação Maligno: MP de Alagoas prende grupo que desviou mais de R$ 243 milhões dos cofres públicos

A Operação Maligno cumpriu cinco mandados de prisão, sendo um em Maceió, três em Petrolina (PE) e um em Japaratinga (AL).


Casas abandonadas - @Reprodução
Alagoas
DataSenado: 82% das vítimas da Braskem estão insatisfeitas com a resposta dos poderes públicos

Os resultados destacam uma profunda insatisfação com a resposta dos poderes públicos.


@ Divulgação
Alagoas
Famtour: Descubra o cenário perfeito para casamentos inesquecíveis em Barra de São Miguel

Evento exclusivo revela os destinos mais encantadores e os serviços de excelência para promotores de eventos especializados, consolidando Barra de São Miguel como um destino de casamento dos sonhos.


Emanuella Fernanda, 3º sargento da PMAL | @ Reprodução
Alagoas
Sargento da PM morre com suspeita de dengue, em Maceió

A causa da morte pela doença ainda está sendo analisada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).