Saúde

Unidades de saúde terão o seu horário de funcionamento alterado na Páscoa

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia a Operação Páscoa a partir desta quinta-feira (18)

Publicado:


Devido ao feriado, algumas unidades de saúde terão setores funcionando de forma parcial (Crédito: Carla Cleto)
Devido ao feriado, algumas unidades de saúde terão setores funcionando de forma parcial (Crédito: Carla Cleto)

Alagoas – A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia a Operação Páscoa a partir desta quinta-feira (18) – ponto facultativo estadual – e se estende até o domingo (21). Devido ao feriado, algumas unidades de saúde estaduais e municipais terão o seu horário de funcionamento alterado e alguns setores funcionando de forma parcial.

A assessoria de comunicação do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em União dos Palmares, informou que a unidade de saúde funciona normalmente nesta quinta-feira (18). Já a partir desta sexta-feira (19), devido ao ferido, apenas os setores de urgência e emergência e maternidade estarão em funcionamento. Exames simples e consultas serão retomados na próxima segunda-feira (22).

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió; Ib Gatto Falcão, em Rio Largo; e de Emergência do Agreste, em Arapiraca, irão funcionar normalmente durante os quatro dias. Os cinco Ambulatórios 24 Horas de Maceió, localizados na Levada, Jacintinho, Bendito Bentes, Tabuleiro do Martins e Chã da Jaqueira, também estarão funcionando sem interrupções.

De acordo com a assessora de Média e Alta Complexidade da Sesau, Rosana Veras, os cinco Ambulatórios 24 Horas devem ser procurados por usuários que estejam com dor de cabeça, vômito, diarreia e gripe. Essas unidades também atendem pacientes que tenham sofrido pequenos cortes e precisem de sutura ou necessitem estabilizar crises de asma, diabetes e convulsões.

Samu

As Centrais Maceió e Arapiraca do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as 36 Bases Descentralizadas irão funcionar normalmente da quinta (18) ao domingo (21). O serviço, que pode ser acionado por meio do telefone 192, deve ser procurado apenas se a vítima estiver com sintomas de um Acidente Vascular Encefálico (AVE) ou infarto.

“Já o HGE só deve ser procurado em casos de urgência ou emergência de maior gravidade. O primeiro passo é um dos ambulatórios. Em situações graves, quando houver necessidade de internação, a equipe ambulatorial estabiliza e encaminha ao HGE. No caso de crianças, a transferência ocorre para a Clínica Infantil Dayse Breda, especializada em pediatria”, orientou Rosana Veras.

+ Sesau apresenta ações e ouve demandas de gestores municipais

O Samu também deve ser contatado em casos de engasgos, crises hipertensivas, afogamento, choque elétrico, queimaduras graves e acidentes de trânsito. Também é possível acioná-lo em casos de trabalhos de parto, com risco de morte para a mãe ou para o bebê e em situações de fortes hemorragias, como ocorre com os feridos por armas de fogo e branca.

Hemocentros

Para assegurar que não falte sangue durante o feriado da Páscoa, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Unidades Maceió e Arapiraca, promovem Campanha de Doação de Sangue desde a segunda-feira (15). A unidade Maceió (Trapiche), vai funcionar até esta quinta-feira (18), das 7h às 18h, fechando na sexta (19) e abrindo no sábado (20), das 8h às 17h. No domingo (21) funcionará apenas para distribuir sangue para os hospitais.

Já o Hemoal Arapiraca recebe doações de sangue até às 17h desta quarta-feira (17). A unidade retorna à captação de sangue na segunda-feira (22) e entre a quinta-feira (18) e o domingo (21) estará funcionando em regime de plantão, com o objetivo de liberar hemocomponentes para as unidades de saúde do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

*com Assessoria

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Qdenga é uma vacina usada contra a dengue | © Divulgação
Saúde
Alagoas recebe as primeiras doses da vacina contra a dengue nesta sexta

No entanto, inicialmente, 12 municípios receberão a remessa.


Lula: “Vai devagar que eu tenho medo de agulha, Alckmin!”| Foto: Agência Brasil
Saúde
Baixa vacinação impulsiona aumento nas mortes por dengue no Brasil

Os dados recentes também mostram um crescimento drástico no número de mortes ainda sob investigação, que é mais de 17 vezes superior ao ano passado.


Paciente Rozilda Gomes | @ Anderson Oliveira / Ascom Sesau
Saúde
Paciente do Hospital Metropolitano de Alagoas recupera visão após cirurgia complexa

Rozilda Gomes tinha um tumor benigno que comprometia parte de sua visão


Profissional da saúde com ampola da vacina contra Covid-19 – © Reprodução/Agencia RBS
Saúde
Maceió suspende vacinação com a Pfizer contra a Covid-19

A medida, anunciada pela Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), perdurará até a chegada de um novo lote do imunizante fornecido pelo Ministério da Saúde.


Mulher com sintomas de Climatério - @Reprodução
Saúde
Você é mulher e sente muito calor? Pode ser sintoma do climatério

Os sintomas do climatério são variados e influenciados por fatores biológicos e de estilo de vida.