Tecnologia

Bélgica faz analise criteriosa em produtos da Huawei e não encontra ameaças de espionagens

Agência de segurança digital da Bélgica não encontrou nenhum tipo de indicações que apontem ameaças de espionagem

Atualizado 7 anos atrás
"Até agora não encontramos indicações técnicas que apontem na direção de uma ameaça de espionagem", disse um porta-voz da agência (Créditos: Internet)
"Até agora não encontramos indicações técnicas que apontem na direção de uma ameaça de espionagem", disse um porta-voz da agência (Créditos: Internet)

De acordo com o centro de cibersegurança da Bélgica os equipamentos de telecomunicações da Huawei Technology, não tem nenhum tipo de constantes que possam ser utilizadas como espionagem.

O novo relato do país contradiz o que os Estados Unidos afirmou há alguns meses: “que a empresa utiliza sua tecnologia para espionar outros países a mando do governo chinês“.

Até agora não encontramos indicações técnicas que apontem na direção de uma ameaça de espionagem“, afirmou o porta-voz da agência nesta segunda-feira (15).

De acordo com ele as análises ainda não foram concluídas por completo, mas até então, não existe vestígios de quaisquer vulnerabilidade:

Não concluímos a análise sobre o assunto, mas vamos continuar os estudos“.

+ Estados Unidos considera a Huawei uma ameaça a segurança nacional

Os Estados Unidos recentemente vem comprando uma briga global com a fabricante, na tentativa de impedir que a Huawei forneça seus equipamentos tecnológicos para redes 5G de telecomunicações sem fio em países aliados, incluindo o Brasil.

Por conta dos rumores a Alemanha resolveu no mês passado adotar critérios mais rigorosos na escolha dos fornecedores de equipamentos de telecomunicação.

Porém, o país não impediu a entrada da tecnologia da Huawei, afirmando que as regras são válidas para todos os fornecedores que pretendam migrar seus produtos no país.

Já Washington e a Inglaterra, teriam responsabilizado a fabricante “Huawei” por não resolver alguns problemas antigos em seus equipamentos de segurança, como os próprios equipamentos de telefonia móvel.