Economia

Enquanto “bate-boca” com Moraes, Musk leva “rasteira” de Zuckerberg

Essa é a primeira vez em quatro anos que Zuckerberg avança à frente de Musk

Publicado:


Mark Zuckeberg e Elon Musk - @Reprodução
Mark Zuckeberg e Elon Musk - @Reprodução

Na recente atualização do Índice de Bilionários da Bloomberg, Mark Zuckerberg, co-fundador da Meta, antiga Facebook, superou Elon Musk, CEO da Tesla e proprietário do X, antigo Twitter. Essa é a primeira vez em quatro anos que Zuckerberg avança à frente de Musk na lista, uma virada impulsionada pela recuperação das ações do Meta e por dificuldades nas vendas de veículos elétricos da Tesla.

Durante o ano, Zuckerberg viu seu patrimônio líquido crescer em 58,9 bilhões de dólares, enquanto Musk observou uma redução de 48,4 bilhões de dólares em sua fortuna. Em fevereiro, Musk ainda liderava o ranking com uma fortuna avaliada em 215 bilhões de dólares, contra 180 bilhões de dólares de Zuckerberg.

O revés financeiro de Musk coincide com um momento de intensa discussão jurídica e política no Brasil. O empresário se tornou centro de debates após criticar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e desafiar as determinações judiciais relacionadas à moderação de conteúdo na plataforma X.

Suas declarações resultaram na inclusão de seu nome no inquérito das milícias digitais, investigação conduzida pelo STF sobre o uso de redes sociais para disseminar desinformação e discursos de ódio.

A situação escalou com Elon Musk afirmando que as exigências de moderação feitas pela justiça brasileira “violavam a lei brasileira” e ameaçando reverter todas as restrições impostas, incluindo as penalidades financeiras e a possibilidade de suspensão do acesso ao X no Brasil.

Nesse cenário, o deputado federal por Alagoas, Alfredo Gaspar, expressou preocupação com a possibilidade de a plataforma ser retirada do ar, argumentando que tal ação seria “arbitrária ao extremo” e constituiria uma ameaça à liberdade de expressão garantida pela Constituição Brasileira.

“Será que Alexandre de Moraes vai escalar mais um degrau na censura? Retirar a plataforma X do ar seria algo arbitrário ao extremo, a nossa Constituição existe para garantir a livre manifestação de pensamento. Chega de liberdade apenas para os que pensam alinhados com o sistema”, publicou o deputado no X.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Mulher navegando no site do Desenrola Brasil - @Reprodução
Economia
Desenrola Brasil: Veja o último dia para renegociar suas dívidas

Último dia para renegociar dívidas pelo Desenrola Brasil é 20 de maio. Aproveite os descontos e condições facilitadas para regularizar sua situação financeira.


Veicúlos que pagarão o novo DPVAT- @Reprodução
Economia
Novo DPVAT; Saiba qual o valor para carro e moto

A cobrança do SPVAT, o novo DPVAT, deverá começar em 2025, após a regulamentação necessária.


Mãos segurando dinheiro
Economia
Empréstimo de até R$ 80 mil para quem é MEI; Peça agora!

Para solicitar o empréstimo pelo Programa Acredita, siga os seguintes passos:


Mulher segurando o dinheiro esquecido - @Reprodução
Economia
Nubank libera empréstimo de R$ 15 mil com primeiro pagamento a partir de agosto

As condições específicas do empréstimo, como as taxas de juros, podem variar de acordo com o perfil do cliente e a análise de crédito realizada pelo Nubank.


PIS Pasep | © Reprodução
Economia
Nascidos em maio e junho recebem abono do PIS/Pasep nesta quarta

O calendário de pagamentos segue o mês de nascimento do trabalhador no caso do PIS, e o número final de inscrição no caso do Pasep.