União dos Palmares

Procissão do mastro reúne milhares de fiéis em União dos Palmares

Conforme a tradição de 189 anos, os católicos carregaram nos ombros o tronco de uma árvore de eucalipto de aproximadamente 20 metros pelas principais ruas do município

Atualizado 2 anos atrás
Fieis erguendo o mastro | © Oziel Nascimento
Fieis erguendo o mastro (Foto: Oziel Nascimento)

A tradicional Procissão do Mastro, que marca o início das festividades em alusão a Santa Maria Madalena, padroeira de União dos Palmares, aconteceu neste domingo (21) e reuniu milhares de fiéis palmarinos e de cidades vizinhas.

Conforme a tradição de 189 anos, os católicos carregaram nos ombros o tronco de uma árvore de eucalipto de aproximadamente 20 metros pelas principais ruas do município até a Igreja Matriz, na Praça Basíliano Sarmento, onde ele comumente é erguido.

O percurso todo foi o equivalente a 3km. A procissão foi totalmente organizada com o mastro à frente juntamente com os fiéis que o carregaram, seguido de bicicletas, motos, carroças e cavalos com cavaleiros e amazonas. Além de toda a segurança com os policiais e bombeiros.

À reportagem do Portal BR104, o Padre George comentou sobre como a procissão é considerada o marco inicial do ano de muitos palmarinos.

“A procissão do mastro marca o ano. Eu sempre escuto dos palmarinos que o ano só começa depois da procissão do mastro”, disse ele.

Questionado sobre a quantidade de dias de festa, o padre disse que a novena terá 9 dias de muita fé e celebração. O novenário inicia nesta terça-feira (23) com a procissão da bandeira após a missa, às 19h.

“Novena só é boa com 9 dias, nunca vi novena com 7 dias. Serão 9 dias com muita alegria, diante de Deus e olhando para o exemplo de nossa Padroeira. Vai ser um tempo de muita festa”, declarou.

Assista a reportagem completa no topo da matéria.