Mundo

Oposição venezuelana condena perseguição de Maduro e solicita apoio internacional

Entre os detidos, encontram-se membros proeminentes do partido Vamos Venezuela, ligado à candidata presidencial María Corina Machado.

Publicado: | Atualizado em 09/12/2023 11:46


Nicolás Maduro | © REUTERS/Manaure Quintero
Nicolás Maduro | © REUTERS/Manaure Quintero

A Plataforma Unitária Democrática (PUD), coalizão que representa diversos partidos e movimentos de oposição à ditadura de Nicolás Maduro na Venezuela, condenou veementemente a prisão de 13 membros da oposição pelo procurador-geral Tarek William Saab.

As ordens de prisão, emitidas sob alegações de “conspiração” e “traição à pátria”, têm como base a acusação de recebimento de financiamento de “organizações internacionais e empresas estrangeiras” com o suposto objetivo de “desestabilizar” o processo do referendo sobre a anexação de Essequibo.

Entre os detidos, encontram-se membros proeminentes do partido Vamos Venezuela, ligado à candidata presidencial María Corina Machado. Surpreendentemente, dois cidadãos norte-americanos, alegadamente vinculados à empresa Exxon Mobil, também foram envolvidos nas acusações, ampliando a complexidade da situação. María Corina Machado, embora associada ao partido, não foi indiciada.

A detenção ocorreu logo após o referendo, realizado no último domingo (3), sobre a anexação da região disputada de Essequibo, atualmente em conflito entre a Venezuela e a Guiana. O referendo foi criticado por baixa participação, de acordo com opositores na segunda-feira (4).

Plataforma Unitária Democrática (PUD) | © Reprodução

Plataforma Unitária Democrática (PUD) | © Reprodução

A PUD denunciou as prisões como “covardes medidas de perseguição” promovidas pelo regime venezuelano contra seus opositores, rejeitando veementemente as acusações de Saab. Este, por sua vez, emitiu mandados de prisão alegando crimes como “conspiração, traição à pátria, lavagem de dinheiro e associação para delinquir”, sob a justificativa de supostos atentados contra o referendo.

A coalizão democrática reforçou que tais ações buscam minar a firmeza e unidade da oposição, que se reuniu em torno da candidata María Corina Machado para construir uma “força democrática” visando uma “contundente vitória eleitoral” em 2024.

A PUD apelou à comunidade internacional, especialmente aos países aliados, para apoiar a libertação dos opositores detidos. O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, manifestou seu apelo nas redes sociais, pedindo a libertação de todos os presos políticos na Venezuela e o fim da perseguição política.

A crise diplomática ganha ainda mais destaque diante da complexidade geopolítica envolvendo a região de Essequibo, rica em petróleo. A disputa territorial entre Venezuela e Guiana é um dos maiores problemas geopolíticos na história sul-americana, com potencial de gerar tensões que poderiam resultar em conflitos armados na fronteira, inclusive com o Brasil.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Emerson Barbosa
Mundo
Palmarino viaja para fazer intercâmbio em Dublin, na Irlanda

Emerson Barbosa, que é engenheiro de software, ficará em Dublin de oito meses a um ano em média.


Ebrahim Raisi presidente do Irã - @Reprodução
Mundo
Confirmada morte do presidente do Irã; Veja fotos

Fotos do corpo do presidente do Irã não foram divulgadas


Putin e o presidente do Irã - @Reprodução
Mundo
Presidente do Irã: Rússia envia equipe para ajudar nas buscas pelo helicóptero

Além da Rússia, outros países da região, como Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Síria e Iraque, ofereceram ajuda nas buscas


Vice-presidente do Irã - @Reprodução
Mundo
Quem será o novo presidente do Irã

De acordo com a Constituição iraniana, o primeiro vice-presidente, Mohammad Mokhber, é o indicado para assumir os poderes presidenciais


Presidente de Israel e Presidente do Irã - @Reprodução
Mundo
Israel derrubou helicóptero com presidente do Irã?

Israel possui um histórico de operações secretas e ataques direcionados contra líderes e infraestruturas iranianas, especialmente em contextos de alta tensão