Maceió

Inspeção naval na mina 18: Autoridades se mobilizam em meio à ameaça de colapso em Maceió

Durante a operação, as equipes percorreram as proximidades do local por meio de botes aquáticos na Lagoa Mundaú, proporcionando uma visão detalhada da situação.

Publicado: | Atualizado em 02/12/2023 11:32


Inspeção no Mutange, em Maceió | © Reprodução
Inspeção no Mutange, em Maceió | © Reprodução

O BR104 acompanhou de perto, nesta sexta-feira (1º), uma inspeção crucial realizada pela Marinha do Brasil, em conjunto com equipes da prefeitura de Maceió e do estado, na Mina 18 da Braskem, que enfrenta o sério risco de colapso no bairro do Mutange, na capital alagoana.

Durante a operação, as equipes percorreram as proximidades do local por meio de botes aquáticos na Lagoa Mundaú, proporcionando uma visão detalhada da situação.

O prefeito JHC, concedeu uma coletiva à imprensa, informando que havia sobrevoado o local e observado a instalação de boias ao redor da área para evitar a aproximação de embarcações, minimizando riscos adicionais.

“Mobilizamos todas as forças para que, por meio de um plano de ação e mitigação, possamos dar uma resposta mais rápida. Não conseguimos controlar o evento em si, mas podemos acompanhá-lo, monitorá-lo, e temos um perímetro de abrangência com todos os equipamentos necessários”, destacou o prefeito.

O deputado Fábio Costa, presente na inspeção, expressou sua preocupação, chamando a situação de “um momento talvez mais delicado da história de Maceió, uma verdadeira tragédia que está ocorrendo aqui”. Ele enfatizou a importância de responsabilizar criminalmente todos os envolvidos.

Ministério Público:

O Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL) estabeleceu um prazo de cinco dias para a Braskem apresentar planos de gerenciamento de risco, monitoramento, emergência e evacuação na área ameaçada pelo colapso da Mina 18. O prazo, que se encerra na próxima quarta-feira (6), foi determinado em audiência realizada na última sexta-feira (1º).

Apesar de um novo monitoramento técnico indicar uma redução na velocidade média de afundamento, as imagens detalhadas obtidas revelam as rachaduras na mina e o avanço da Lagoa Mundaú, acrescentando urgência às ações em curso.

O risco de afundamento já levou a cidade a declarar estado de emergência por 180 dias, com o reconhecimento do Governo Federal através do ministro Waldez Góes. O documento oficial será publicado em breve no Diário Oficial da União.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Revólver | @ Imagem ilustrativa
Maceió
Casal de adolescentes é atingido por disparo acidental após encontrar arma

Arma pertence ao padrasto da menina, que é Atirador Desportivo e Caçador (CAC).


Jogo de cartas | @ Imagem ilustrativa
Maceió
Homem é assassinado após discussão por jogo de cartas em Maceió

A vítima não não resistiu aos ferimentos e morreu antes mesmo do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) chegar para o socorro.


Lula participa da entrega de 914 unidades habitacionais | @ Palácio Planalto
Maceió
Lula entrega unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, em Maceió

As casas entregues fazem parte do Residencial Parque da Lagoa, que conta com 1.776 apartamentos que irão beneficiar mais de 7 mil moradores da região.


Presidente Lula em São José da Tapera nesta quinta-feira (9/5) | @ Ailton Cruz
Maceió
Presidente Lula participa da entrega de 914 unidades habitacionais em Maceió nesta sexta

A entrega acontecerá na Avenida Senador Rui Palmeira, Ponta Grossa, às 10h.


JHC, prefeito de Maceió | © reprodução
Maceió
Às vésperas da eleição, JHC quer empréstimo de R$ 400 milhões

A proposta foi entregue na Câmara Municipal com um pedido de tramitação em regime de urgência.