Esporte

FAF acata pedido do Ministério Público e bane torcida organizada Mancha Azul dos estádios

O pedido de banimento por seis meses foi emitido pelo MPAL após uma série de ataques violentos associados a membros dessa torcida e entrou em vigor nesta quarta-feira (9/8).

Publicado: | Atualizado em 09/08/2023 11:08


Torcida organizada do CSA, Mancha Azul | Foto: Reprodução
Torcida organizada do CSA, Mancha Azul | Foto: Reprodução

A Federação Alagoana de Futebol (FAF) anunciou na manhã desta quarta-feira (9/8) que vai acatar a determinação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) de banir temporariamente a torcida organizada Mancha Azul, do CSA, dos estádios de futebol em Alagoas.

O pedido de banimento por seis meses foi emitido pelo MPAL após uma série de ataques violentos associados a membros dessa torcida e entrou em vigor nesta quarta-feira (9/8).

O MPAL também requisitou a suspensão da participação da Mancha Azul nos estádios de todo o país, assim como nos arredores das casas de futebol, estabelecendo um limite de cinco mil metros dos estádios. Além disso, a medida inclui a proibição do uso de qualquer objeto identificativo da torcida, como camisas, uniformes, bandeiras, faixas e instrumentos musicais.

Os principais líderes da Mancha Azul, Douglas César da Silva Santos, conhecido como “Bebezão”, e Thiago Lyra Alves dos Santos, apelidado de “Bocão”, foram presos devido à sua suposta participação em um violento ataque contra um torcedor do rival CRB. O presidente da Mancha Azul está licenciado, e a decisão da FAF de acatar o pedido do MPAL foi recebida pelo presidente em exercício da federação.

Luciano Sampaio, diretor de competições da FAF, afirmou em entrevista ao programa “Balanço Geral Alagoas” que a responsabilidade de comunicar a decisão à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cabe à FAF. Ele explicou que a medida será implementada com a cooperação das autoridades locais, incluindo a polícia civil e militar, bem como os clubes mandantes, para garantir o cumprimento durante os jogos.

A série de ataques violentos por parte de torcidas organizadas em Alagoas tem gerado preocupação nas autoridades de segurança. O delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, destacou o desejo de banir essas entidades e colocar um fim à violência associada a elas. Recentemente, um torcedor do CRB foi espancado e está internado, enquanto um torcedor do CSA perdeu a vida em consequência de ataques.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Silvio Luiz | @ Reprodução
Esporte
Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos

O narrador participou de diversas Copas do Mundo e se consolidou como um dos maiores locutores esportivos do Brasil, com vários bordões famosos.


Adriana Gonçalves apontando para o troféu - @Reprodução
Esporte
Atleta palmarina conquista o pódio em Meia Maratona na Bahia

Adriana Gonçalves conquistou o 3º lugar na categoria feminina


Marta | © Reprodução
Esporte
Marta confirma aposentadoria da Seleção Brasileira: ‘Meu último ano’

Apesar disso, a atleta alagoana ainda demonstrou vontade em participar de mais uma Olimpíada.


Governador Paulo Dantas prestigiou abertura das competições | @ Edvan Ferreira - Agência Alagoas
Esporte
Paulo Dantas dá pontapé inicial à Copa Rainha Marta e Taça das Grotas com inclusão social de 1,6 mil jovens

Competições visam também à promoção do futebol amador de comunidades do interior do estado e da região metropolitana de Maceió


Abertura da 8ª edição da Copa Rainha Marta e da 6ª edição da Taça das Grotas acontece nesta segunda | @ Paulo Chancey Junior
Esporte
Alagoas promove a abertura da Copa Rainha Marta e Taça das Grotas nesta segunda

Evento irá abrir a disputa de duas das maiores competições esportivas, sociais e inclusivas do país