Política

Presidente Lula e Arthur Lira se reúnem secretamente à noite na Esplanada e omitem encontro

A assessoria do presidente da Câmara negou que houvesse qualquer conversa marcada com Lula.

Publicado:


Arthur Lira e Lula | Foto: Reprodução
Arthur Lira e Lula | Foto: Reprodução

O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se reuniram secretamente na noite desta quarta-feira (3/8) no Palácio da Alvorada. O encontro não estava registrado na agenda oficial de ambos e suas assessorias negaram inicialmente a realização da conversa.

Segundo informações de auxiliares de Lula, a reunião foi marcada momentos antes de acontecer e durou cerca de três horas, sendo realizada a sós entre os dois líderes políticos. Arthur Lira deixou a residência oficial do presidente da República após as 23h.

A equipe de articulação política do governo, que esperava que a reunião ocorresse na manhã de quinta-feira, também foi surpreendida pela decisão de realizá-la na noite anterior.

A assessoria do presidente da Câmara negou que houvesse qualquer conversa marcada com Lula. No entanto, a informação sobre a reunião foi divulgada pelo blog da jornalista Julia Dualibi, no G1, na noite desta quinta-feira. Mesmo após a divulgação, a assessoria de Lira manteve a negativa sobre o encontro.

Nesta sexta-feira (4/8), as assessorias de Lula e Lira reafirmaram que a reunião não ocorreu, embora informações dos auxiliares do presidente apontem o contrário.

O encontro entre Lula e Lira acontece em meio à decisão do governo de incorporar o Centrão ao ministério. O presidente já definiu que os deputados Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA) assumirão pastas na Esplanada dos Ministérios, mas ainda não decidiu quais postos serão cedidos aos partidos.

O Planalto tem adotado uma estratégia de afastar Lira das negociações diretas sobre a nova configuração da Esplanada, optando por tratar do assunto com dirigentes e lideranças do PP e do Republicanos.

Em sua live semanal na última terça-feira, Lula deixou explícita a estratégia ao afirmar: “O Centrão não existe. O Centrão é um ajuntamento de uns partidos em determinadas situações. Eu não quero conversar com o Centrão como organização. Eu quero conversar com PP, Republicanos, PSD, União Brasil.”


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Rodrigo, Vanessa e Neno da Laje - @Reprodução
Política
A dor de cabeça em Neno da Laje

Recentemente, o grupo contratou uma pesquisa para avaliar os nomes de Rodrigo, Vanessa e Fabrícia.


Sebastião de Jesus
Política
Demora de Sebastião de Jesus abre espaço para teorias da conspiração

A mais recente é que ele teria se reunido com membros do grupo ligado ao governo para negociar seu apoio à candidatura de Júnior Menezes.


Raphael Pedrosa - @Reprodução
Política
Justiça cassa o mandato de Raphael Pedrosa 7 dias após posse

O portal BR104 apurou que Raphael Pedrosa estava inapto a assumir o mandato devido à ausência de certidões negativas


Júnior Menezes, Renan Calheiros e Kili
Política
A agenda de Júnior Menezes em Brasília

Como é ano de eleição e Júnior Menezes é pré-candidato a prefeito, a expectativa é de que essa ida a Brasília ao lado de Kil seja com o objetivo de reunir ainda mais apoio para sua candidatura.


Sebastião de Jesus - @BR104
Política
Sebastião decide hoje se aceita ser vice de Bruno

Uma reunião entre Bruno, Zé Alfredo e Sebastião está prevista para acontecer ainda na manhã de hoje, e o resultado deverá ser anunciado em breve.