Policial

Polícia Civil não será mais responsável por presos após audiência de custódia

A partir de agora, os policiais civis não serão mais responsáveis pela custódia de presos em delegacias do estado.

Publicado: | Atualizado em 20/07/2023 14:41


Cela da Delegacia de Delmiro Gouveia – Foto:  Sindpol Alagoas
Cela da Delegacia de Delmiro Gouveia – Foto: Sindpol Alagoas

O delegado-geral Adjunto, Eduardo Mero, anunciou nesta quinta-feira (20/7) uma mudança histórica na área de segurança pública de Alagoas. A partir de agora, os policiais civis não serão mais responsáveis pela custódia de presos em delegacias do estado. Essa tarefa será assumida pela Polícia Penal, conforme explicou o delegado.

Essa medida vem com o intuito de solucionar um problema crônico que vinha afetando a segurança pública e também o atendimento à população nas delegacias. A permanência de presos nas instalações das delegacias criava um ambiente inapropriado para o atendimento de pessoas em busca de auxílio policial. A situação também prejudicava o trabalho da Polícia Civil, desviando recursos humanos de suas atividades principais de investigação.

“Dessa forma, a Segurança Pública ganha bastante porque os policiais civis que estavam em desvio de função, fazendo custódia de presos, serão remanejados para a atividade fim da Polícia Civil que é investigar”, disse.

O delegado ressaltou a importância da cooperação entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) para implementar essa mudança tão necessária.

“Com esse novo modelo, temos absoluta convicção de que a Polícia Civil será capaz de produzir resultados ainda melhores em termos de elucidação de crimes e prisão de criminosos, o que aumentará significativamente a sensação de segurança na sociedade alagoana”, enfatizou Eduardo Mero.

A alteração será regulamentada por meio de uma portaria que será publicada em breve. O procedimento operacional seguirá da seguinte maneira: após a prisão efetuada pela Polícia Militar, o indivíduo será levado para a delegacia. Após 24 horas, ele passará por uma audiência de custódia e, se permanecer preso, a responsabilidade de levá-lo imediatamente para o presídio caberá à Polícia Penal.

Essa iniciativa é vista como uma mudança positiva para o sistema de segurança pública em Alagoas, aliviando a sobrecarga da Polícia Civil e permitindo que os policiais exerçam suas funções de investigação de forma mais efetiva, o que certamente terá um impacto positivo na redução da criminalidade e no aumento da sensação de segurança da população.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Policia Federal
Policial
PF prendeu cinco em Alagoas por transferência fraudulenta de domicílio eleitoral

Transferir o domicílio eleitoral apenas para influenciar o resultado de uma eleição em favor de determinado candidato, sem um vínculo real com o novo município, é considerado crime eleitoral, sujeito a uma pena de até cinco anos de reclusão.


Moto-serra - @Reprodução
Policial
Após matar avó com motosserra, jovem tenta esconder corpo em galinheiro

Se condenado, o homem pode enfrentar a prisão perpétua, uma sentença raramente imposta na França. 


Vítimas de agressão - @Reprodução
Policial
Homem dá surra em filha de 3 meses e esposa com chicotadas em Maceió

Após a denúncia, o agressor foi detido pela polícia e encaminhado à Central de Flagrantes, onde permaneceu sob custódia.



Homens presos por homicídio em Alagoas - @Reprodução
Policial
Irmãos procurados por homicídio em Alagoas são presos no Mato Grosso

Os três irmãos estavam foragidos após crime cometido em Minador do Negrão, no interior de Alagoas