Alagoas

Governo Federal libera acesso às rodovias afetadas pelas chuvas em Alagoas

Durante a coletiva, foi ressaltada a importância de realizar um levantamento dos danos causados pelas chuvas em cada município.

Publicado:


Renan Filho – Foto: Reprodução
Renan Filho – Foto: Reprodução

O Governo Federal anunciou nesta terça-feira (11/7) a liberação do acesso às rodovias federais que foram atingidas pelo grande volume de chuvas registradas nos últimos dias em Alagoas.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, informou que equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) agiram de forma ágil e eficiente na recuperação de trechos das BR-101/AL, BR-104/AL e BR-316/AL, garantindo a trafegabilidade nas vias sem interrupção total e permitindo a chegada de insumos às comunidades mais afetadas.

Desde a sexta-feira passada (7/7), quando as cidades começaram a enfrentar alagamentos, o DNIT iniciou os serviços de sinalização e recuperação das vias, incluindo a construção de desvios e contenções necessárias para casos de deslizamento de barreiras. Atualmente, 32 municípios do estado estão em situação de emergência, e aproximadamente 25 mil pessoas foram desalojadas.

Essas medidas no setor de transportes foram apresentadas pelo ministro Renan Filho durante uma entrevista coletiva da força-tarefa (11) composta pelos governos Federal e estadual para tratar do plano de ação conjunto de pronta resposta às enchentes no estado.

Além do ministro dos Transportes, estavam presentes os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, juntamente com o governador de Alagoas, Paulo Dantas, representantes das defesas civis nacional e estadual, parlamentares federais e estaduais, e prefeitos das cidades afetadas.

Durante a coletiva, foi ressaltada a importância de realizar um levantamento dos danos causados pelas chuvas em cada município, a fim de garantir a implementação dos planos de ação, que contarão com recursos do Governo Federal.

O ministro dos Transportes destacou a necessidade de retomar projetos que foram abandonados pela última gestão e investir em obras de contenção de enchentes, considerando as mudanças climáticas significativas. Tais obras não apenas preveniriam novos desastres, mas também poderiam impulsionar o desenvolvimento do interior de Alagoas, com projetos de geração de renda através da irrigação e até mesmo da geração de energia elétrica.

Após a coletiva, a comitiva sobrevoou os municípios de Marechal Deodoro, Atalaia e Murici, onde desembarcaram para realizar vistorias em áreas críticas. A situação de emergência foi decretada em diversas cidades, incluindo Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, União dos Palmares e outras.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Operação Maligno - @Reprodução
Alagoas
Operação Maligno: MP de Alagoas prende grupo que desviou mais de R$ 243 milhões dos cofres públicos

A Operação Maligno cumpriu cinco mandados de prisão, sendo um em Maceió, três em Petrolina (PE) e um em Japaratinga (AL).


Casas abandonadas - @Reprodução
Alagoas
DataSenado: 82% das vítimas da Braskem estão insatisfeitas com a resposta dos poderes públicos

Os resultados destacam uma profunda insatisfação com a resposta dos poderes públicos.


@ Divulgação
Alagoas
Famtour: Descubra o cenário perfeito para casamentos inesquecíveis em Barra de São Miguel

Evento exclusivo revela os destinos mais encantadores e os serviços de excelência para promotores de eventos especializados, consolidando Barra de São Miguel como um destino de casamento dos sonhos.


Emanuella Fernanda, 3º sargento da PMAL | @ Reprodução
Alagoas
Sargento da PM morre com suspeita de dengue, em Maceió

A causa da morte pela doença ainda está sendo analisada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). 


Elefante-marinho encontrado na Praia de Antunes, em Maragogi | @Biota
Alagoas
Elefante-marinho surpreende banhistas ao ser encontrado em Praia de Maragogi

Da espécie Mirounga Leonina, o animal é de grande porte e coberto por uma camada espessa de pelo.