A Polícia Federal em Pernambuco, através de sua Representação Regional da Interpol, conseguiu a extradição de um brasileiro condenado a 25 anos de prisão pelo assassinato de duas pessoas. O voo com o extraditando chegou na última quinta-feira (1/6) ao aeroporto Internacional dos Guararapes.
Ele foi escoltado por policiais federais até o IML – Instituto de Medicina Legal – para fazer exame de corpo de delito e em seguida foi encaminhado para o COTEL – Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna.
O homem havia cometido um crime grave no início de 2011, na capital pernambucana: dirigia seu veículo em alta velocidade, embriagado e na contramão, colidindo com uma motocicleta e atropelando três pessoas. Duas delas vieram a falecer. Uma dessas vítimas tinha uma mulher e dois filhos menores.
Em 2014, ele foi condenado a mais de 25 anos de reclusão pelo 1º Tribunal do Júri da Capital. Após recursos dentro do processo, foi decretada sua prisão preventiva em 04/08/2022; entretanto, ele fugiu do Brasil nesse mesmo período. Por isso, sua inserção na Difusão Vermelha foi solicitada à justiça pernambucana em 2022 para que fosse procurado nos 190 países que compõem a Interpol.
A Polícia Federal trabalhou incansavelmente para localizar o fugitivo e conseguir sua extradição. Após quase três anos foragido, o homem foi trazido à Justiça brasileira para responder pelos crimes cometidos. O caso é emblemático, pois mostra o comprometimento da PFcom as leis brasileiras e os mecanismos internacionais disponibilizados pela Interpol para garantir que os criminosos não possam escapar impunes das punições previstas pelo Estado brasileiro.
