Policial

Polícia Federal deflagra ação para reprimir moeda falsa no RS

PF cumpriu seis mandados de busca e apreensão e apreendeu diversos itens.

Atualizado 3 anos atrás
PF combate comercialização e distribuição de moeda falsa no RS
PF combate comercialização e distribuição de moeda falsa no RS

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (2/6), uma ação para reprimir a circulação de moeda falsa em Porto Alegre/RS. Durante as diligências, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Alvorada, Canoas e Teutônia, resultando na apreensão de diversos aparelhos celulares e documentos relacionados à atuação do grupo criminoso.

A investigação começou em 2021 com base nas provas coletadas na Operação RJ029, que prendeu um dos principais falsificadores de cédulas do Brasil. Posteriormente, a Polícia Federal identificou a existência de uma nova estrutura voltada à comercialização de moeda falsa.

Em 2022, foram retiradas de circulação mais de 15 mil cédulas falsas no Rio Grande do Sul, com valor estimado superior a 1 milhão de reais. Esses documentos falsificados teriam sido adquiridos por outros fornecedores.

Diante disso, a Polícia Federal tem atuado para reprimir o uso da moeda falsa no estado gaúcho e garantir que os direitos dos cidadãos sejam preservados. Por isso, é necessário que as autoridades continuem fiscalizando o mercado para evitar fraudes financeiras.