Política

PGR pede ao STF rejeição de denúncia contra Arthur Lira por corrupção passiva

Após reavaliar o caso a PGR entendeu que não há provas suficientes para basear a acusação contra o presidente da Câmara dos Deputados.

Publicado: | Atualizado em 05/04/2023 11:47


Deputado Arthur Lira -  @Reprodução
Deputado Arthur Lira - @Reprodução

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (4/4) que rejeite a denúncia apresentada pelo próprio órgão contra o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), por corrupção passiva.

Em outubro de 2019, a Primeira Turma do Supremo havia tornado Lira réu com base na acusação da PGR de que ele teria recebido R$ 106 mil em propina em espécie em 2012.

A vice-procuradora da República, Lindôra Araújo, afirmou na petição enviada ao STF que a PGR reavaliou o entendimento sobre o caso e concluiu que não há provas suficientes para basear a acusação contra Lira.

Lindôra explicou que a procuradoria pode mudar o entendimento sobre o processo, principalmente após inovações legislativas, e que a instauração de um processo penal contra Lira não é justificada, pois não foi demonstrada a existência de lastro probatório mínimo indispensável.

Segundo a denúncia apresentada em abril de 2018 pela então procuradora-geral da República, Raquel Dodge, Lira teria orientado um assessor a ocultar R$ 106 mil em espécie nas vestes, inclusive dentro das meias, de modo a não ser detectado ao passar pela área de segurança do aeroporto.

O dinheiro teria sido pago pelo então presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Francisco Colombo, com o objetivo de obter apoio político para permanecer no cargo. Durante o julgamento no Supremo, a defesa de Lira alegou que as acusações foram baseadas somente na palavra de um delator conhecido por ser “inimigo do deputado” e que não foram capazes de comprovar que ele agiu no sentido de “receber”.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Raphael Pedrosa - @Reprodução
Política
Justiça cassa o mandato de Raphael Pedrosa 7 dias após posse

O portal BR104 apurou que Raphael Pedrosa estava inapto a assumir o mandato devido à ausência de certidões negativas


Júnior Menezes, Renan Calheiros e Kili
Política
A agenda de Júnior Menezes em Brasília

Como é ano de eleição e Júnior Menezes é pré-candidato a prefeito, a expectativa é de que essa ida a Brasília ao lado de Kil seja com o objetivo de reunir ainda mais apoio para sua candidatura.


Sebastião de Jesus - @BR104
Política
Sebastião decide hoje se aceita ser vice de Bruno

Uma reunião entre Bruno, Zé Alfredo e Sebastião está prevista para acontecer ainda na manhã de hoje, e o resultado deverá ser anunciado em breve.


Encontro de Zé Alfredo com Alfredo Gaspar - @Reprodução
Política
Zé Alfredo e Caju se reúnem com Alfredo Gaspar em Maceió

O encontro marca um ponto de discussão sobre as eleições municipais de 2024


Deputada Amália Barros ao lado de Michelle Bolsonaro - @Reprodução
Política
Deputada Amália Barros morre aos 39 anos após complicações de saúde

Amália Barros, deputada e defensora dos direitos das pessoas com deficiência, falece aos 39 anos após complicações de saúde.