Política

CPMI do Crime Organizado: Moro pede investigação da política de segurança do governo

O senador frisou a necessidade de a comissão investigar a política de segurança do Governo Federal em relação ao crime organizado.

Publicado: | Atualizado em 30/03/2023 15:12


Sérgio Moro | © Jefferson Rudy/Agência Senado
Sérgio Moro | © Jefferson Rudy/Agência Senado

Deputados e senadores começaram uma força-tarefa nesta quarta-feira (29/3), para coletar assinaturas para protocolar a CPMI do Crime Organizado, que tem como objetivo investigar facções criminosas e o crime organizado no Brasil.

A comissão foi proposta em decorrência da onda de ataques no Estado do Rio Grande do Norte e dos planos de homicídios e extorsão mediante sequestro de diversas autoridades públicas, incluindo o senador Sérgio Moro (União Brasil), descobertos pela Polícia Federal.

Durante o lançamento, o ex-juiz da Lava Jato destacou a importância da CPMI para esclarecer os fatos e verificar se o ressurgimento do crime organizado está relacionado a uma escalada da atuação dessas organizações. Além disso, Moro frisou a necessidade de a comissão investigar a política de segurança do Governo Federal em relação ao crime organizado.

O deputado coronel Meira (PL), um dos autores do requerimento, reforçou a preocupação do Congresso Nacional com a segurança da população brasileira e citou os episódios recentes de fechamento no Ceará e a situação de Porto de Galinhas, em Pernambuco. Segundo ele, a CPMI precisa investigar quem protege o crime organizado no país.

Para protocolar a CPMI, são necessárias assinaturas de um terço das duas Casas do Congresso, ou seja, 171 deputados e 27 senadores. O objetivo dos parlamentares é reunir as assinaturas antes da sessão do Congresso, que está prevista para ocorrer entre os dias 11 e 14 de abril.

A comissão visa apurar os acontecimentos recentes envolvendo organizações criminosas, suas estruturas e funcionamento, além de investigar a relação dessas facções com a ampliação dos índices de homicídios no país.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Júnior Menezes, Renan Calheiros e Kili
Política
A agenda de Júnior Menezes em Brasília

Como é ano de eleição e Júnior Menezes é pré-candidato a prefeito, a expectativa é de que essa ida a Brasília ao lado de Kil seja com o objetivo de reunir ainda mais apoio para sua candidatura.


Sebastião de Jesus - @BR104
Política
Sebastião decide hoje se aceita ser vice de Bruno

Uma reunião entre Bruno, Zé Alfredo e Sebastião está prevista para acontecer ainda na manhã de hoje, e o resultado deverá ser anunciado em breve.


Encontro de Zé Alfredo com Alfredo Gaspar - @Reprodução
Política
Zé Alfredo e Caju se reúnem com Alfredo Gaspar em Maceió

O encontro marca um ponto de discussão sobre as eleições municipais de 2024


Deputada Amália Barros ao lado de Michelle Bolsonaro - @Reprodução
Política
Deputada Amália Barros morre aos 39 anos após complicações de saúde

Amália Barros, deputada e defensora dos direitos das pessoas com deficiência, falece aos 39 anos após complicações de saúde.


Kil, Nenzinha, Júnior e Lula - @Reprodução
Política
Cadê Almir? Ex-vereador não acompanhou JM em evento com Lula

Menezes celebrou a chegada de Lula ao estado e comemorou os investimentos em Alagoas.