Política

Engenheiro do PL já tentou patentear urnas eletrônicas

Durante coletiva à imprensa, o engenheiro falou sobre a segurança das urnas eletrônicas brasileiras.

Publicado: | Atualizado em 23/11/2022 14:36


Engenheiro Carlos Rocha | © Reprodução
Engenheiro Carlos Rocha | © Reprodução

O Partido Liberal (PL) apresentou, no final da tarde desta terça-feira (22/11), um documento mostrando as observações levantadas por uma equipe técnica sobre o comportamento e funcionamento das urnas eletrônicas nas eleições de outubro deste ano no Brasil.

Segundo o partido, “se for levado em consideração os únicos votos que podem ser idoneamente considerados como válidos”, serão os contabilizados nas urnas modelo UE2020, onde o presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu seu concorrente Lula (PT), no segundo turno, por 51,05% dos votos, contra 48,95%, respectivamente.

Coletiva do PL nesta terça-feira (22) | © Valter Campanato / Agência Brasil

Coletiva do PL nesta terça-feira (22) | © Valter Campanato / Agência Brasil

O documento intitulado “Representação Eleitoral para Verificação Extraordinária” tem o laudo técnico de uma equipe coordenada pelo engenheiro Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal. Ele esteve junto com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, na coletiva de imprensa realizada no final da tarde desta terça-feira.

Carlos Rocha é fundador do Instituto Voto Legal, criado em novembro do ano passado. Ele é formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, e já esteve à frente de projetos como o Omnitech Serviços em Tecnologia e Marketing Ltda, no ano de 1996.

Nesse mesmo ano, a empresa de Rocha, a Omnitech, entrou com um pedido de registro de patente das urnas eletrônicas no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). O pedido foi indeferido no ano de 2001, pois a justiça entendeu que não havia requisitos legais, exigidos no documentos, para que o órgão atendesse o pedido de patenteamento de invenção das urnas eletrônicas.

Livro Tudo o que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira | © Reprodução

Livro Tudo o que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira | © Reprodução

O caso chegou a ser mencionado em um livro intitulado “Tudo o que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira”, da jornalista Fernanda Soares Andrade. Na obra, a jornalista destaca pontos abordados no site blog dos inventores:

 “O pedido [de patente feito por Carlos Rocha no INPI] foi indeferido em 2001, por não atender aos requisitos legais exigidos para uma patente de invenção. Um recurso foi interposto pelo requerente, solicitando conversão do pedido como modelo de utilidade, no entanto, em novembro de 2003, o processamento do pedido foi suspenso com base em ação judicial. O INPI contestou, integralmente, o pleito apresentado, pela União, deixando claro que o pedido de patente do engenheiro Carlos Rocha é o único que pode vir a ser aprovado pelo INPI”, destaca um trecho do livro.

Com a representação, encaminhada ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o partido pede que seja descartado 59% das urnas utilizadas no segundo turno das eleições 2022, o equivalente a 250 mil urnas eletrônicas.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Rodrigo, Vanessa e Neno da Laje - @Reprodução
Política
A dor de cabeça em Neno da Laje

Recentemente, o grupo contratou uma pesquisa para avaliar os nomes de Rodrigo, Vanessa e Fabrícia.


Sebastião de Jesus
Política
Demora de Sebastião de Jesus abre espaço para teorias da conspiração

A mais recente é que ele teria se reunido com membros do grupo ligado ao governo para negociar seu apoio à candidatura de Júnior Menezes.


Raphael Pedrosa - @Reprodução
Política
Justiça cassa o mandato de Raphael Pedrosa 7 dias após posse

O portal BR104 apurou que Raphael Pedrosa estava inapto a assumir o mandato devido à ausência de certidões negativas


Júnior Menezes, Renan Calheiros e Kili
Política
A agenda de Júnior Menezes em Brasília

Como é ano de eleição e Júnior Menezes é pré-candidato a prefeito, a expectativa é de que essa ida a Brasília ao lado de Kil seja com o objetivo de reunir ainda mais apoio para sua candidatura.


Sebastião de Jesus - @BR104
Política
Sebastião decide hoje se aceita ser vice de Bruno

Uma reunião entre Bruno, Zé Alfredo e Sebastião está prevista para acontecer ainda na manhã de hoje, e o resultado deverá ser anunciado em breve.