União dos Palmares

Fenômeno misterioso em árvore causa comoção na população de União dos Palmares

Os moradores deste bairro acham que é alguma formação de gelo, pois a tal espuma fica pingando, constantemente, um líquido

Publicado: | Atualizado em 13/02/2019 13:51


Espuma em árvore no bairro da Vaquejada (Crédito: Reprodução/BR104)
Espuma em árvore no bairro da Vaquejada (Crédito: Reprodução/BR104)

União dos Palmares – Um fenômeno misterioso tem gerado curiosidade na população palmarina. Uma espuma se formou em uma árvore no bairro da Nossa senhora das Dores [vaquejada], em União dos Palmares, e os populares desta localidade estão querendo desvendar este misterioso e fato inédito.

A princípio, os moradores deste bairro acham que é alguma formação de gelo, pois a tal espuma fica pingando, constantemente, um líquido. Entretanto, segundo relatos de um residente, estes pingos não são de gelo e nem é água, pois a textura dos pingos é viscosa, como algo parecido com uma ‘baba’.

+ Taxa de água e esgoto sofrerá aumento de 5,63% em União dos Palmares

“…Eu subi, olhei, e é aquela espuma normal, ‘liguenta’. Sempre essas árvores espumam desse jeito, mas não é gelo não…“, afirmou o morador.

O fato é que, no momento, apenas os agentes do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, ou algum biólogo pode explicar tal fenômeno.

O que pode ser?

Fenômeno da árvore que chora

Nos últimos anos tem sido registrado em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, um fenômeno inusitado que tem deixado à população curiosa. Trata-se de manifestações que são interpretadas como o “choro” de um vegetal, geralmente de porte arbóreo cujos galhos liberam uma substância liquida sob forma de água.

Temos conhecimento que os vegetais exsudam líquidos no seu metabolismo fisiológico de forma natural, como é o caso da gutação, um processo realizado pelos vegetais, que consiste em eliminar a água em forma de gotas, através de poros denominados hidatódios.

Sabemos também que as plantas expelem líquidos em formato de gotas quando o caule  é cortado, causando uma ascensão dos nutrientes, que serão eliminados pelo corte, entretanto o que mais tem intrigado as pessoas é quando essa manifestação torna-se mais visível, formando até algumas poças de água no solo.

Nesses casos que comumente ocorrem, trata-se, não de milagres, como muitos atribuem, mas de ação de insetos sugadores como cigarras, grilos, lagartas, pulgões entre outros, que sugam a seiva em determinadas partes das plantas gerando uma espécie de espuma de proteção que com o calor liquidifica e se precipita caindo no solo e formando poças de água.

Fonte: (Curiosidades Vegetais)


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Torneira de água | © Reprodução
União dos Palmares
Verde Alagoas anuncia paralisação no abastecimento de água em União dos Palmares

Algumas áreas da cidade serão mais afetadas pelo desabastecimento, com previsão de normalização integral da distribuição de água na terça-feira (07).


Joelho com Luxação de patela - @Reprodução
União dos Palmares
União: Jovem sofre “luxação de patela” durante prática esportiva e é socorrido pelos Bombeiros

O adolescente, que se queixava de dores intensas no membro inferior esquerdo, foi prontamente assistido pelos profissionais, que confirmaram a suspeita de luxação de patela.



Esgoto a céu aberto na Travessa Juvenal Mendonça
União dos Palmares
Esgoto a céu aberto na travessa Juvenal Mendonça

Moradores têm passado por esse problema há muito tempo e sido cobrados pela Verde Alagoas por um serviço que não existe.


Vereador Marcos Filho e prefeito Kil | @ Divulgação
União dos Palmares
Prefeito Kil sanciona Lei de Regulamentação de Trilhas Ecológicas proposta pelo vereador Marcos Filho

Lei visa promover o uso sustentável dos recursos naturais e garantir a segurança dos praticantes nas áreas ambientais do município