Alagoas

Psicóloga fala sobre a importância de cuidar da saúde mental pós-pandemia

A entrevista foi transmitida ao vivo no programa Jornal do BR, exibido de segunda a sexta-feira na rádio Quilombo FM, site e páginas do BR104, no Facebook e YouTube.

Publicado:


Jessica Batista, psicóloga | © Assessoria
Jessica Batista, psicóloga | © Assessoria

O Jornal do BR desta quinta-feira (18/08) exibiu uma entrevista exclusiva com Jéssica Batista, psicóloga e pós-graduada em psicologia jurídica, além de autora do livro digital que fala a respeito da Endometriose.

O assunto discutido no programa foi a saúde mental do cidadão palmarino em um período pós-pandêmico. O Jornal é conduzido pelo radialista e apresentador Anthony Albuquerque, âncora do BR360.

A psicóloga falou sobre a importância de discutir o tema em um cenário onde muitas pessoas ainda não conseguiram organizar suas vidas, devido às dificuldades nesse momento de readaptação.

De acordo com Jéssica Batista, a pandemia já causou e vem causando insegurança, principalmente aos idosos e crianças. Ela explica que um outro grupo também vem sendo bastante afetado psicologicamente, sendo as pessoas que perderam seus empregos e outros meios de vida durante a pandemia da Covid-19.

– A pandemia e a pós-pandemia já causou e vem causando tantos danos, principalmente aos idosos e crianças. Também vem causando danos àquelas pessoas que perderam seus empregos na pandemia, causando insegurança alimentar, devido ao desemprego e à estabilidade emocional – destacou a psicóloga.

A profissional também ressaltou que aumentaram as buscas, neste momento, especificamente, pela psicologia e a psiquiatria. Dessa forma, ela acredita que é importante abordar sobre o tema, uma vez que saiu uma pesquisa mostrando que 41% dos cidadãos passaram a sofrer com a depressão.

Período pós-pandemia

Destacando o período difícil da pandemia, a psicóloga afirma que é hora de se reinventar, lembrando que o momento pandêmico acabou ensinando e fortalecendo outras pessoas: “Comerciantes, como foi colocado agora, eles viram possibilidades, viram outras oportunidades”, ressaltou.

De acordo com a psicóloga, no caso das pessoas mais idosas, muitas delas ainda não conseguem ter um contato social por medo, devido à depressão, à ansiedade e às informações propagadas nas redes sociais, que têm contribuído para esse comportamento.

Jéssica explica que existe a necessidade de essas pessoas serem inseridas novamente em um cotidiano social. Segundo ela, uma das medidas que podem ser aplicadas é ajudar os idosos a procurarem uma terapia, pelo fato de não saberem lidar com fatores como a ansiedade e a depressão.

Para ela, também existe a necessidade desse público praticar atividades sociais, pelo fato de a pandemia, além de ter causado todos esses danos, ter causado também a obesidade.

O Jornal do BR vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 14h30. O programa é transmitido através do site do BR104 e suas páginas oficiais no YouTube e Facebook.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

No último fim de semana, 18 aparelhos sonoros foram apreendidos pelas equipes da Polícia Militar | @ Ascom SSP
Alagoas
Programa Na Base do Sossego ultrapassa 400 apreensões de equipamentos sonoros

Somente no último fim de semana, 18 aparelhos de som foram recolhidos pelas equipes policiais


Equipe de Alagoas indo para o Rio Grande do Sul - @Reprodução
Alagoas
Governo de Alagoas envia médicos e enfermeiros para auxiliar em resgates no RS

A equipe alagoana ajudará nos trabalhos de resgate e oferecerá cuidados médicos essenciais, contribuindo para as operações de recuperação no Rio Grande do Sul.


Tartaruga era fêmea e media 113 cm | @ Instituto Biota
Alagoas
Morre tartaruga marinha de 131 quilos que foi resgatada em São Miguel dos Milagres

Tartaruga-verde, da espécie Chelonia mydas, morreu um dia depois do resgate.


Mosquito da dengue sobre o mapa de Alagoas - @BR104
Alagoas
Dengue em Alagoas: Sesau investiga 5 óbitos e confirma mais de 4 mil casos

Alagoas iniciou uma campanha de vacinação contra a dengue na segunda-feira, 29 de maio


Pesquisa de preços | @ Ascom Procon-AL
Alagoas
Procon Alagoas divulga pesquisa de preços atualizada para o Dia das Mães

Pesquisa tem como objetivo direcionar o consumidor a escolher o presente ideal e com melhor preço