Eleições 2022

Pesquisa eleitoral 2022: Renan Filho bate 58% das intenções de voto dos alagoanos

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Ibrape e divulgada nesta quarta-feira (17/08).

Publicado:


Renan Filho, governador de Alagoas – © Alyson Santos
Renan Filho, governador de Alagoas – © Alyson Santos

Divulgada nesta quarta-feira (17), a nova pesquisa do Ibrape/CadaMinuto confirma a liderança de Renan Filho (MDB) na disputa pelo Senado Federal. Com 58% das intenções de voto dos eleitores alagoanos, o ex-governador se mantém com folga à frente dos demais candidatos.

São 39 pontos de diferença para o segundo colocado Davi Davino (PP), que tem apenas 19%. Os outros três, Do Valle (PROS), Major Luiz Diego (PSB) e Mário Agra (PSOL) pontuaram apenas 1%.

O Instituto ouviu 1.992 alagoanos, entre os dias 12 e 16 de agosto, para levantar as preferências de voto para as eleições de outubro. Do total de entrevistados, 12% não souberam responder e 8% afirmaram que votarão em branco ou nulo. O intervalo de confiança estimado é de 95%, com margem de erro máxima de 2,2% para mais ou para menos.

Em todas as pesquisas eleitorais já realizadas em Alagoas, por diferentes institutos, Renan Filho aparece na dianteira, com ampla distância para os demais candidatos. No levantamento anterior do Ibrape, divulgado em julho, o ex-governador tinha 57% da preferência do eleitorado.

Para o governo do Estado, Paulo Dantas (MDB), da mesma coligação de Renan Filho, também segue na frente com 34%. Em comparação à última pesquisa, Dantas também cresceu, enquanto o segundo colocado, Fernando Collor (PTB), despencou 4%, e o terceiro, Rodrigo Cunha (União Brasil), caiu 1%. Votariam em branco ou nulo 8% dos entrevistados e 15% não souberam responder.

A pesquisa também avaliou o peso dos apoios políticos aos candidatos e mostra que Paulo Dantas cresce ainda mais com o apoio de Renan Filho e do candidato à presidência Lula (PT). Nesse cenário estimulado para o Governo do Estado, Dantas também lidera, com 46% das intenções de voto.

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob os números AL-06055/2022 e BR-09259/2022.

*Com Assessoria

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Urnas eletrônica – © Ana Rayssa
Eleições 2022
Partido de Bolsonaro deve pedir anulação das Eleições 2022

O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, tinha afirmado que o partido aguardaria o relatório das Forças Armadas para se posicionar.


Intervenção Federal | © Google Imagens
Eleições 2022
Em nota, Forças Armadas defendem manifestações, mas condenam “excessos”

Os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica divulgaram uma nota conjunta, na manhã desta sexta-feira (11/11).


Alexandre de Moraes | © Reprodução
Eleições 2022
Após receber relatório da Defesa, Moraes exalta as urnas eletrônicas: “Orgulho nacional”

Moraes alega que recebeu com satisfação o ofício, que não atestou nenhum fraude ou inconsistência no processo eleitoral.


Urnas eletrônica – © Ana Rayssa
Eleições 2022
Relatório do Ministério da Defesa não aponta fraudes nas Eleições 2022

O ofício frustra as expectativas do grupo político de Jair Bolsonaro (PL) que esperava o contrário.


Urnas começam a ser distribuídas em locais de votação em União dos Palmares — © Ilustração
Eleições 2022
Ministério da Defesa deve apresentar hoje relatório de fiscalização do sistema de votação

O ministério publicou, nesta terça-feira (8/11), uma nota, informando que o documento será entregue ao TSE nesta quarta-feira (9).