Eleições 2022

Termina hoje prazo para realização de convenções partidárias

Os eventos acontecem em todo Brasil, para que os partidos e federações possam registrar seus respectivos candidatos à Justiça Federal.

Atualizado 4 anos atrás
Convenção PL | © Tomaz Silva / Agência Brasil
Convenção PL | © Tomaz Silva / Agência Brasil

O prazo de realizações de convenções partidárias, onde os partidos estabelecem os candidatos que irão disputar as eleições 2022, termina nesta sexta-feira (5/08).

Os eventos podem ser realizados de forma presencial, virtual ao no modelo híbrido. As atividades partidárias estão sendo realizadas desde o dia 20 de julho.

As convenções são realizadas pelos partidos de federações, que escolhem os candidatos que irão disputar os cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e deputados estaduais, federais e distrital.

Após o processo de convenção, os partidos passam para uma próxima fase, onde devem registrar os candidatos escolhidos para disputarem os respectivos cargos. O prazo para os registros na Justiça Eleitoral se encerra no dia 15 de agosto.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou este ano, cerca de 34 legendas, autorizando-as a realizarem seus respectivos eventos em todo país.