Alagoas

Maragogi decreta Estado de Emergência e alerta população sobre surto de dengue

A Prefeitura da cidade publicou o decreto emergencial na manhã desta quarta-feira (11/05), no Diário Oficial do Município.

Publicado:


Maragogi | © Reprodução
Maragogi | © Reprodução

A Prefeitura de Maragogi decretou, na manhã desta segunda-feira (11/05), Estado de Emergência Pública da Saúde após a Secretaria Municipal de Saúde ser informada a respeito do aumento no número de casos de Dengue, Chykungunya e Zika. O documento foi publicado hoje, no Diário Oficial do Município.

De acordo com a prefeitura do município, cerca de 119 pessoas foram diagnosticas com dengue na cidade, e outras 3 com Chykungunya e 1 com Zika. Um levantamento feito pela Vigilância em Saúde, do Setor de Vigilância Epidemiológica e o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRA) aponta que a cidade está com alto risco de casos de dengue.

Com a publicação do decreto, a prefeitura deve destinar recursos e contratar novos profissionais da saúde para combater o surto epidémico. Ainda segundo a gestão municipal, o estado de Emergência deve ser prorrogado por mais 3 meses.

Leia o decreto publicado pela Prefeitura:

O prefeito do município de Maragogi, estado de Alagoas, Fernando Sérgio Lira Neto, no uso das atribuições que lhe confere o art. 43, inciso IV, da lei orgânica do município, e, com fundamento na Constituição Federal de 1988, 7º da Lei Federal nº 12.608, de 10 de abril de 2012, e considerando que a dengue é uma doença de notificação imediata e compulsória, de acordo com a portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, do Ministério da Saúde, de potencial epidêmico e elevada letalidade; que, no período de janeiro de 2022 a maio de 2022, a Secretaria de Municipal de Saúde foi notificada da ocorrência de casos suspeitos de dengue (119 casos), de chykungunya (03casos) e de zikavírus (01 caso), no município de Maragogi.

Considerando que o Brasil enfrenta um verdadeiro estado de calamidade pública, em razão do altíssimo índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, o que se evidencia com o atual estado de alerta epidêmico que se encontra o estado de Alagoas; considerando o relatório técnico da vigilância em saúde, do setor de vigilância epidemiológica e o levantamento de índice rápido do Aedes Aegypti que aponta médio risco para infestação pelo Aedes Aegypti, em vários pontos da cidade; considerando concomitantemente, foram notificados 119 casos, com incidência acima de 357, no qual já estabelecido no plano de contingência da dengue a contratação de profissionais de saúde; considerando o boletim epidemiológico da vigilância em saúde, onde aponta índice de alto risco da dengue; considerando a necessidade de intervenção imediata por parte da administração pública municipal, a fim de garantir a manutenção da ordem social, bem como a saúde pública dos munícipes, e evitar o aumento dos casos graves da doença e inclusive óbitos.”


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Municípios de AL estão sob alerta vermelho | @ INMET
Alagoas
União dos Palmares e mais 74 municípios estão sob alerta vermelho de chuvas intensas

De acordo com o Inmet, o alerta vermelho, que indica chuvas intensas, prevê um volume superior a 60mm/h ou até mesmo acima de 100mm/dia.


No último fim de semana, 18 aparelhos sonoros foram apreendidos pelas equipes da Polícia Militar | @ Ascom SSP
Alagoas
Programa Na Base do Sossego ultrapassa 400 apreensões de equipamentos sonoros

Somente no último fim de semana, 18 aparelhos de som foram recolhidos pelas equipes policiais


Equipe de Alagoas indo para o Rio Grande do Sul - @Reprodução
Alagoas
Governo de Alagoas envia médicos e enfermeiros para auxiliar em resgates no RS

A equipe alagoana ajudará nos trabalhos de resgate e oferecerá cuidados médicos essenciais, contribuindo para as operações de recuperação no Rio Grande do Sul.


Tartaruga era fêmea e media 113 cm | @ Instituto Biota
Alagoas
Morre tartaruga marinha de 131 quilos que foi resgatada em São Miguel dos Milagres

Tartaruga-verde, da espécie Chelonia mydas, morreu um dia depois do resgate.


Mosquito da dengue sobre o mapa de Alagoas - @BR104
Alagoas
Dengue em Alagoas: Sesau investiga 5 óbitos e confirma mais de 4 mil casos

Alagoas iniciou uma campanha de vacinação contra a dengue na segunda-feira, 29 de maio