A Prefeitura de União dos Palmares, por meio da Secretaria de Assistência Social, irá realizar neste sábado (19/2) o dia “D” do CRIA. Das 8h às 12h, equipes estarão na Praça Basiliano Sarmento, no Centro da cidade, efetuando o cadastramento.
Conforme a secretária Mariana Magalhães, neste momento, 1,8 mil vagas estão disponíveis para a população. “Nós estamos movimentando as redes sociais, convocando as pessoas, passando com carro de som, porque se a gente tem vagas, vamos ofertá-las e beneficiar quem precisa”, afirmou.
Têm direito ao recebimento do auxílio, famílias com gestantes ou crianças, com até 5 anos, que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza, cadastradas no CadÚnico. Crianças com síndrome congênita por Zika Vírus, de 0 a 6 anos, também são beneficiadas.
A secretária destacou que o cadastro CRIA não interfere no recebimento do Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família. “É importante frisar que hoje diversas famílias do nosso município recebem os dois benefícios. Então, essa família já tem o recurso em casa de, no mínimo, R$ 550”.
“O CRIA veio para substituir o programa da Cesta Básica Nutricional. […] Então, em nenhum momento quem tem cadastro CRIA vai perder o benefício do Auxílio Brasil, pelo contrário. Ele vai unir forças em benefício daquela família”, pontuou Mariana.
As pessoas que se encaixam no programa devem levar consigo os documento pessoais, comprovante de residência, número do NIS e certidão de nascimento da criança, se possível atualizado. No caso de gestante, é preciso levar a sua caderneta.
Para maiores informações, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social pelo número (82) 99972-1632 (WhatsApp). Confira outros detalhes na reportagem de Alexandre Tenório, no vídeo acima.




