Alagoas

Ano letivo 2022: Aulas na rede estadual começam nesta segunda-feira (7) em Alagoas

Além de todos os cuidados necessários contra a Covid-19, o retorno das aulas também promove o incentivo à imunização através da Bolsa Retorno do Cartão Escola 10.

Publicado: | Atualizado em 05/02/2022 08:49


Alunos em sala de aula | © Secom Alagoas
Alunos em sala de aula | © Secom Alagoas

Alunos das 310 escolas da rede estadual de Alagoas começam o ano letivo nesta segunda-feira (07/02), com aulas presenciais obrigatórias, seguindo os protocolos de proteção contra a Covid-19. Todas as unidades de ensino foram reformuladas para receber 100% dos estudantes.

Além de todos os cuidados necessários, a Educação alagoana conta com investimentos históricos, feitos pelo governo de Alagoas, por meio da Seduc, e terá o início das aulas marcado pelo combate à evasão escolar, por meio de programas como o Cartão Escola 10 e o Meu Transporte Novo, por exemplo.

“Nós estamos recebendo os alunos para um novo ano letivo que marca uma nova fase na educação do estado. Fizemos o maior investimento da história, na ordem de mais de 1 bilhão de reais, em mais de dez programas que promovem mudanças desde a alimentação escolar, que teve seu valor triplicado com o Mais Merenda, por exemplo, até a valorização dos professores da rede, que agora tem um dos cinco maiores salários do país. Isso sem falar em Equipa Escola, que trouxe novas carteiras e cadeiras, do Rumo Às Aulas, que promoveu melhorias estruturais em todos as unidades escolares, e do Cartão Escola 10 que, neste ano incentiva a vacinação dos alunos, com a bonificação de 500 reais aos vacinados com o ciclo completo. Tudo isso aliado aos protocolos de segurança aplicados, viveremos uma retomada plena da educação, depois de dois anos de muitas dificuldades impostas pela pandemia”, explica Rafael Brito, que está à frente da pasta.

Para a superintendente da rede de ensino da Secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, as escolas reforçaram a estrutura de enfrentamento à transmissão do novo coronavírus, mas o apoio da comunidade escolar também é uma parte indispensável.

“É muito importante que as pessoas entendam que a escola está preparada com o suporte necessário, mas que a comunidade como um todo esteja disposta a se protegerem, com o uso de máscara, higienização e o distanciamento. Alunos, pais, responsáveis, professores e servidores, todos são importantes para que a educação retome suas atividades com segurança”, reforça Roseane.

Calendário Escolar

A Seduc estabeleceu o cronograma de ações para todo o ano letivo de 2022, com base no calendário escolar publicado no Diário Oficial do Estado (DOE/AL), no último dia 26 de janeiro. Todas as Unidades de Ensino iniciarão o ano letivo no mesmo período, cumprindo o calendário oficial, respeitando os 200 dias letivos. As férias escolares estão agendadas para o período de 20 de junho a 04 de julho.

*Com informações da Assessoria

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Operação Maligno - @Reprodução
Alagoas
Operação Maligno: MP de Alagoas prende grupo que desviou mais de R$ 243 milhões dos cofres públicos

A Operação Maligno cumpriu cinco mandados de prisão, sendo um em Maceió, três em Petrolina (PE) e um em Japaratinga (AL).


Casas abandonadas - @Reprodução
Alagoas
DataSenado: 82% das vítimas da Braskem estão insatisfeitas com a resposta dos poderes públicos

Os resultados destacam uma profunda insatisfação com a resposta dos poderes públicos.


@ Divulgação
Alagoas
Famtour: Descubra o cenário perfeito para casamentos inesquecíveis em Barra de São Miguel

Evento exclusivo revela os destinos mais encantadores e os serviços de excelência para promotores de eventos especializados, consolidando Barra de São Miguel como um destino de casamento dos sonhos.


Emanuella Fernanda, 3º sargento da PMAL | @ Reprodução
Alagoas
Sargento da PM morre com suspeita de dengue, em Maceió

A causa da morte pela doença ainda está sendo analisada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). 


Elefante-marinho encontrado na Praia de Antunes, em Maragogi | @Biota
Alagoas
Elefante-marinho surpreende banhistas ao ser encontrado em Praia de Maragogi

Da espécie Mirounga Leonina, o animal é de grande porte e coberto por uma camada espessa de pelo.