Alagoas

Médica se nega a fazer exames e criança fica 10 dias com braço quebrado no interior de Alagoas

A médica disse que não viu nenhuma anormalidade no braço da criança.

Publicado: | Atualizado em 21/01/2022 10:41


Criança com fratura no braço - @reprodução
Criança com fratura no braço - @reprodução

Uma Notícia de Fato encaminhada ao Ministério Público de Alagoas (MP/AL), pelo Conselho Tutelar do município de Roteiro, no interior de Alagoas, denuncia o caso de uma possível negligência médica sofrida por um bebê de apenas 11 meses.

A mãe da criança, identificada como Maria Aline dos Santos, procurou o Conselho para denunciar ao colegiado que levou o seu filho para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Agenor Ribeiro, em Roteiro, depois que ele sofreu uma queda dentro de casa.

Preocupada se o bebê havia fraturado algum osso, ou se eventualmente tinha sofrido algum trauma devido à queda, a genitora o levou até o posto de saúde, e ele foi atendido pela médica Ana Layse de Oliveira Santos.

Depois de examinar o menino, a médica o liberou sem solicitar um exame de raio-x e atestou que não tinha nada de errado com ele.

A mãe também relatou que dez dias depois de ter levado a criança para a UBS, ela continuava chorando e dando sinais de que sentia muita dor no braço. A mulher então voltou para o mesmo posto de saúde, e o bebê foi novamente atendido pela mesma médica.

Novamente, a profissional se negou a encaminhar a criança para os exames, e ainda teria dito que se a genitora quisesse fazer esses exames em São Miguel dos Campos, cidade vizinha, que fosse por conta própria.

Apesar da negativa da médica, a mãe da criança conversou com o motorista da ambulância, que sensibilizado, a levou junto com o seu filho que sentia muita dor —  até a UPA.

Depois do bebê ser submetido a exames de raio-x, foi constatado que ele estava com o braço quebrado, e precisou ser submetido a uma cirurgia.

O que diz a médica

Os conselheiros tutelares procuraram a médica na UBS, para que ela esclarecesse o que houve. A profissional contou que de fato não encaminhou a criança para a UPA, porque não averiguou nenhuma anormalidade.

Já na segunda vez em que a mãe levou o bebê, a médica disse que observou que havia algo como um caroço no braço do pequeno, mas que novamente não o enviou para os exames, porque passados mais de 10 dias, existe um protocolo que inviabiliza o atendimento de pacientes na UPA enviados pela UBS.

O Conselho Tutelar, por sua vez, orientou a mãe da criança a registrar um Boletim de Ocorrência na 6ª delegacia de Polícia de São Miguel dos Campos, para que seja instaurado um inquérito.

A denúncia foi protocolada no MP/AL em 30 de outubro de 2021, e curiosamente, as promotorias discutiram até esta quinta-feira (20/01) de quem é a atribuição do caso.

O que diz o MP

O caso foi protocolado na 1ª Promotoria de Justiça de São Miguel dos Campos. O promotor titular Marllisson Andrade Silva entendeu que essa promotoria falece de atribuição para atuar nesse caso e o remeteu para a 2ª Promotoria de Justiça de São Miguel dos Campos.

A 2ª Promotoria de Justiça de São Miguel dos Campos questionou a remessa e disse haver conflito de atribuição, questionando a 1ª promotoria sobre as razões pelas quais o caso seria remetido para a 2ª.

Depois de intensa discussão sobre qual promotoria iria dar segmento a Denúncia de Fato, nesta quinta-feira (20/01), o promotor Vicente José Cavalcante Porciúncula decidiu que os autos devem ser remetidos para a 4ª Promotoria de Justiça do referido município.

Assuntos

Alagoas

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

No último fim de semana, 18 aparelhos sonoros foram apreendidos pelas equipes da Polícia Militar | @ Ascom SSP
Alagoas
Programa Na Base do Sossego ultrapassa 400 apreensões de equipamentos sonoros

Somente no último fim de semana, 18 aparelhos de som foram recolhidos pelas equipes policiais


Equipe de Alagoas indo para o Rio Grande do Sul - @Reprodução
Alagoas
Governo de Alagoas envia médicos e enfermeiros para auxiliar em resgates no RS

A equipe alagoana ajudará nos trabalhos de resgate e oferecerá cuidados médicos essenciais, contribuindo para as operações de recuperação no Rio Grande do Sul.


Tartaruga era fêmea e media 113 cm | @ Instituto Biota
Alagoas
Morre tartaruga marinha de 131 quilos que foi resgatada em São Miguel dos Milagres

Tartaruga-verde, da espécie Chelonia mydas, morreu um dia depois do resgate.


Mosquito da dengue sobre o mapa de Alagoas - @BR104
Alagoas
Dengue em Alagoas: Sesau investiga 5 óbitos e confirma mais de 4 mil casos

Alagoas iniciou uma campanha de vacinação contra a dengue na segunda-feira, 29 de maio


Pesquisa de preços | @ Ascom Procon-AL
Alagoas
Procon Alagoas divulga pesquisa de preços atualizada para o Dia das Mães

Pesquisa tem como objetivo direcionar o consumidor a escolher o presente ideal e com melhor preço