Política

Delegado que investiga ataque a Bolsonaro é enviado para missão nos EUA

Rodrigo Morais Fernandes será oficial de ligação em Nova York, onde atuará por dois anos em uma agência de investigação.

Publicado:


Distintivo Policia Federal | © Reprodução/Ilustração
Distintivo Policia Federal | © Reprodução/Ilustração

Responsável pela investigação do atentado contra o então presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), nas eleições de 2018, o delegado federal Rodrigo Morais Fernandes foi designado para uma missão de dois anos nos Estados Unidos (EUA).

Na cidade de Nova York, o delegado será oficial de ligação da PF junto à força-tarefa de El Dorado, no escritório da HSI (Homeland Security Investigations). A portaria com a decisão foi publicada no dia 8 de dezembro no Diário Oficial da União (DOU).

Rodrigo terá a função de promover uma aproximação entre a PF e a força-tarefa de El Dorado, dedicada a investigar crimes financeiros. Segundo a PF, ele foi convidado para o cargo — o qual deve assumir posto até a 2ª quinzena de fevereiro — “em razão do seu currículo”.

A escolha dele ocorre após a reabertura da investigação sobre a facada. A PF poderá agora analisar o material obtido a partir da quebra de sigilo bancário do advogado Zanone Manuel de Oliveira Júnior, que na época do crime defendeu Adélio Bispo de Oliveira, autor da facada. Ele foi o único indiciado por Fernandes no inquérito.

No entanto, mesmo enquadrado na extinta Lei de Segurança Nacional, Adélio é considerado incapaz de responder pelo crime por sofrer distúrbios psicológicos. Atualmente, cumpre medida de segurança na penitenciária federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, por tempo indeterminado.

O atentado a faca ocorreu em 6 de setembro de 2018, durante uma caminhada que Bolsonaro realizava com apoiadores, em Juiz de Fora, em Minas Gerais. O então presidenciável foi atingido na região do abdômen, enquanto era carregado por um simpatizante.

Portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) | © Reprodução

Portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) | © Reprodução

*Com informações do Poder360

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Rodrigo, Vanessa e Neno da Laje - @Reprodução
Política
A dor de cabeça em Neno da Laje

Recentemente, o grupo contratou uma pesquisa para avaliar os nomes de Rodrigo, Vanessa e Fabrícia.


Sebastião de Jesus
Política
Demora de Sebastião de Jesus abre espaço para teorias da conspiração

A mais recente é que ele teria se reunido com membros do grupo ligado ao governo para negociar seu apoio à candidatura de Júnior Menezes.


Raphael Pedrosa - @Reprodução
Política
Justiça cassa o mandato de Raphael Pedrosa 7 dias após posse

O portal BR104 apurou que Raphael Pedrosa estava inapto a assumir o mandato devido à ausência de certidões negativas


Júnior Menezes, Renan Calheiros e Kili
Política
A agenda de Júnior Menezes em Brasília

Como é ano de eleição e Júnior Menezes é pré-candidato a prefeito, a expectativa é de que essa ida a Brasília ao lado de Kil seja com o objetivo de reunir ainda mais apoio para sua candidatura.


Sebastião de Jesus - @BR104
Política
Sebastião decide hoje se aceita ser vice de Bruno

Uma reunião entre Bruno, Zé Alfredo e Sebastião está prevista para acontecer ainda na manhã de hoje, e o resultado deverá ser anunciado em breve.