Nesta quinta-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que estabelece o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado em todo o território brasileiro. A celebração desta data, que ocorre em 20 de novembro, marca a morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, no século XVII.
Além de homenagear o legado histórico, o feriado destaca a importância da conscientização sobre a cultura negra e da contínua luta pela garantia dos direitos da população negra no Brasil.
Anteriormente, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra já era reconhecido como feriado em seis estados e cerca de 1,2 mil cidades, incluindo Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo e a cidade de Boa Vista, em Roraima.
A aprovação do feriado nacional ocorreu no mês passado, após a apresentação de um projeto pela recém-formada bancada negra da Câmara dos Deputados. Em 2011, o Congresso já havia aprovado uma lei que instituía o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a ser comemorado em 20 de novembro, data do falecimento do líder Zumbi dos Palmares.
Entretanto, na época, os parlamentares optaram por não transformar a data em um feriado nacional.