5 fatos sobre o Quilombo para conhecer no mês da Consciência Negra

Confira a nossa lista de curiosidades sobre o Quilombo dos Palmares.

Parque Memorial Quilombo dos Palmares — UOL

Parque Memorial Quilombo dos Palmares — UOL

No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, é quase que obrigatório uma reflexão sobre os nossos ancestrais que viviam em quilombos e a luta deles pela liberdade.

Para começar a nossa viagem pelo mundo em que viveu Zumbi dos Palmares, antes precisamos saber o que significa a palavra Quilombo, o que os negros cultivavam nas comunidades, e várias outras informações.

Confira a nossa lista de curiosidades sobre o Quilombo dos Palmares:

1 – Era chamado de quilombo o grupo de pelo menos seis escravos fugidos de fazendas e que se escondiam da justiça. Quem vivia em quilombos, era chamado de quilombola.

Apesar de o Quilombo dos Palmares ser o maior já catalogado, ele não foi o primeiro. De acordo com registros históricos, o primeiro quilombo foi datado de 1575, e era localizado na Bahia.

2- O Quilombo dos Palmares é localizado na cidade de União dos Palmares, no interior de Alagoas. No século XVII, um grupo de escravos, que fugiram de engenhos de Pernambuco, encontrou o local ideal para se esconderem.

O lugar de difícil acesso e com vista privilegiada da região, dava ao grupo uma enorme vantagem militar e o ajudou a manter dentro de suas fortificações cerca de 20 mil pessoas por quase 100 anos, escrevendo a Serra da Barriga na história como o palco do maior quilombo das Américas.

3 – Como dito no tópico anterior, cerca de 20 mil pessoas viveram no Quilombo dos Palmares. Esse número representava, na época, cerca de 15% do total de toda a população brasileira. Entre os quilombolas, não haviam apenas negros, mas brancos pobres e até índios. E o local em que viviam era chamado de “mocambo”.

4 – Historiadores acreditam que os quilombolas sobreviviam da agricultura e da pecuária. Todo alimento era distribuído em partes iguais, e o que sobrava, eles trocavam por sal, pólvora e armas de fogo.

5 – Em 1692, o bandeirante Domingo Jorge Velho deu início a uma caçada que levaria cerca de 3 anos. Nesse período, ele invadiu o quilombo, matou e capturou milhares de negros. E no dia 20 de novembro de 1695, Domingo Jorge Velho finalmente capturou Zumbi dos Palmares, o principal líder do Quilombo dos Palmares. Ele viria a ser morto e esquartejado pelas tropas portuguesas.

A data da morte de Zumbi dos Palmares, 20 de novembro, viria a se tornar o Dia da Consciência Negra, celebrada em várias partes do mundo.